Veículos elétricos: entenda como funcionam e quais as vantagens

ANÚNCIO

Não é de hoje que o mundo tem buscado por opções mais sustentáveis nos produtos oferecidos no mercado. Prova disso são os carros elétricos que cada vez mais chamam a atenção dos consumidores. 

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas os veículos elétricos são movidos unicamente a eletricidade, diferente dos automóveis comuns que utilizam recursos naturais não renováveis como petróleo, carvão e gás. 

ANÚNCIO

No Brasil, algumas empresas já anunciaram o lançamento de seus veículos elétricos no país, dentre elas estão Nissan (7201), Mercedes-Benz (DAI) e Volkswagen (VOW3). Esta última recentemente informou que deu início à produção do primeiro caminhão elétrico no Brasil. 

Veículos elétricos: entenda como funcionam e quais as vantagens
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os benefícios dos automóveis elétricos. 

Automóveis “verdes” movidos a eletricidade

Os automóveis “verdes” ou elétricos são definidos por precisarem apenas de eletricidades para funcionarem e por isso não emitem gases poluentes. 

ANÚNCIO

Essa classificação de automóvel tem conquistado os holofotes justamente pelos seus benefícios ao meio ambiente. Sua proposta é substituir os veículos considerados tradicionais, isto é, aqueles que são movidos a combustíveis fósseis. 

Os automóveis elétricos precisam de quatro elementos para o seu funcionamento:  

  • Sistema de recuperação de energia: promove o reaproveitamento da energia tornando o automóvel mais eficiente e limpo;
  • Bateria: recarregável e funciona como armazenamento de energia;
  • Motor de indução: motor elétrico;
  • Inversor: realiza a conversão da corrente elétrica contínua para a alternada.

Esses elementos quando reunidos no veículo elétrico fazem com que o motor do automóvel diminua os desgastes recorrentes do uso, diferente do que ocorre com os carros com motor a combustível. 

ANÚNCIO

Redução da poluição à economia no bolso

Os benefícios do veículo elétrico são muitos dentre eles estão:

  • Motor silencioso: zero emissão de ruídos e poluição sonora;
  • Econômico: alto investimento para um retorno a longo prazo. Sem gastos com combustíveis fósseis e menos despesas com manutenção;
  • Redução da poluição: zero emissão de gases poluentes.
Veículos elétricos: entenda como funcionam e quais as vantagens
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em alguns países a sustentabilidade também beneficia o bolso. Na França, por exemplo, o governo recompensa os motoristas que aderem os veículos limpos, isentando-os de pagar taxa de rodízios de automóveis.

Valores dos veículos sustentáveis no mercado 

O preço é um dos fatores que pode assustar o consumidor. No Brasil, por exemplo, este fator é um dos maiores empecilhos para o veículo sustentável se torne popular entre entre os brasileiros. 

  • Valor mínimo do carro elétrico: 142 mil reais
  • Valor mínimo do carro popular: 35 mil reais

No país, esta modalidade de automóvel ainda é incomum tanto pelo valor quanto pelos suportes de recarga. Diferente dos Estados Unidos, onde mais de 85 mil veículos elétricos da montadora Tesla (TSLA34) foram vendidos só no primeiro trimestre de 2020.

Estima-se que este setor avance também no Brasil nos próximos anos, impulsionado pela crescente onda de sustentabilidade e procura do público por produtos que levem melhorias ao meio ambiente.

ANÚNCIO