Vale (VALE3) e empresa americana anunciam desenvolvimento de locomotiva 100% elétrica

ANÚNCIO

A mineradora brasileira Vale (VALE3) anunciou que fechou parceria com a Progress Rail, empresa subsidiária da Caterpillar (CATP34) para fabricação de uma locomotiva 100% elétrica, batizada de EMD Joule, com funcionamento a bateria.

A companhia informou que os testes iniciais do veículo ferroviário devem começar nesta semana na Unidade Tubarão, situada em Vitória, Espírito Santo. O desenvolvimento da locomotiva está acontecendo em Sete Lagoas, Minas Gerais, onde fica localizada a fábrica da Progress Rail.

ANÚNCIO

A ação em conjunto faz parte da iniciativa da Vale (VALE3) em substituir sua matriz energética por fontes de energia limpa, impulsionado pelo Programa Power Shift. Segundo a mineradora, a EMD Joule atende aos critérios de baixa emissão de ruídos.

Vale (VALE3) e empresa americana anunciam desenvolvimento de locomotiva 100% elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba mais informações sobre o veículo ferroviário totalmente elétrico produzido pela Vale (VALE3) .

Equipamento visa redução de gases de efeito estufa

A Vale (VALE3) informou que o desenvolvimento da locomotiva movida a bateria irá promover a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isto será possível pois o veículo irá utilizar energias limpas ao invés do diesel.

ANÚNCIO

Além disso, a EMD Joule foi pensada para funcionar com menos emissão de ruídos, com o intuito de diminuir as perturbações sonoras causadas às pessoas que vivem próximas às atividades da mineradora.

Segundo a empresa, o transporte ferroviário hoje, emite em torno de 10% do total de gases de efeito estufa emitido pela Vale (VALE3). A meta da companhia é chegar em 2030 com redução de 33% de emissões indiretas ou diretas promovidas por ela.

O objetivo da mineradora é que, sendo comprovada a viabilidade da inovação, outras empresas possam utilizá-la para promover a diminuição desses poluentes. Como fator destaque, o veículo está sendo produzido para funcionar sem carregamento por até 24 horas.

ANÚNCIO

“Esse equipamento representa um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale (VALE3) e está alinhado com o novo pacto estabelecido com a sociedade”, afirmou Gustavo Bastos, executivo da empresa.

Vale (VALE3) vende participação na Vale Nova Caledônia

Em maio, a Vale (VALE3) anunciou a venda de sua participação na Vale Nova Caledônia, empresa de extração de minério situada no território francês Nova Caledônia. Recentemente, a mineradora comunicou o prolongamento, por 45 dias, da negociação com as companhias Vale Canada Limited e New Century Resources Limited (NCZ).

Segundo o MoneyTimes, o acordo contará com contribuição de 900 milhões de dólares, além dos 500 milhões a título de “trust” arcado pela Vale Canada Limited. Este volume das operações aumenta as perdas registradas pela Vale (VALE3) no segundo trimestre, com déficit adicional de quase 500 milhões de dólares.

ANÚNCIO