Trabalho remoto – Atitudes que prejudicam a gestão em reuniões virtuais

ANÚNCIO

As atividades corporativas mudaram significativamente com a pandemia do coronavírus, tarefas consideradas essenciais para o bom desempenho de uma gestão passaram a acontecer remotamente. 

As reuniões, por exemplo, começaram a ser cada vez mais necessárias com o distanciamento social. No entanto, alguns erros ao executar a agenda no trabalho remoto podem comprometer a performance da liderança. 

ANÚNCIO

Segundo a advogada e especialista em liderança Avery Blank, algumas atitudes podem prejudicar a gestão em reuniões virtuais, mas, por sorte, essas falhas podem ser corrigidas. 

Trabalho remoto - Atitudes que prejudicam a gestão em reuniões virtuais
Fonte: (Reprodução/Internet)

 Confira dicas sobre iniciativas que podem profissionalizar as reuniões online.

Três coisas que atrapalham as reuniões virtuais 

  • Não testar a ferramenta de videoconferência previamente;
  • Não atentar-se ao ambiente online;
  • Silenciar os microfones dos participantes.

Falhas técnicas 

De acordo com a especialista em liderança, o planejamento prévio para uma reunião envolve também o teste antecipado do instrumento que será utilizado para a transmissão online

ANÚNCIO

Logo, é válido certificar-se se o aplicativo foi instalado corretamente, bem como se todas suas funções estão funcionando perfeitamente. 

As falhas técnicas durante o encontro podem frustrar os participantes e desmotivá-los a prestarem atenção no conteúdo que está sendo compartilhado, principalmente porque as atividades remotas competem com outras distrações do ambiente físico. 

Lembre-se que a maioria dos colaboradores estão operando em suas casas e podem estar enfrentando dificuldades para concentração. Por isso, ter uma reunião com excelência técnica faz toda diferença. 

ANÚNCIO

Atenção aos participantes 

Outro fator que pode ser prejudicial à gestão de muitos profissionais é a falta de atenção aos participantes durante as reuniões online. 

Os participantes do encontro podem expressar por meio de gestos e posturas que possuem interesse ou não no que está sendo dito a eles. Por isso, saber ler o ambiente é fundamental para o sucesso da gestão virtual. 

Trabalho remoto - Atitudes que prejudicam a gestão em reuniões virtuais
Fonte: (Reprodução/Internet)

A linguagem silenciosa ou as expressões corporais, podem por exemplo, indicar que o colaborador tem o interesse em falar algo. Para identificar esses pontos, precisa estar atento ao ambiente. 

Consequentemente, o ideal é fazer as reuniões utilizando um aparelho eletrônico que possibilite ver todos os membros, por isso evite usar o celular para esta atividade.

Esta iniciativa dará ao gestor mais sensibilidade para notar os pequenos detalhes, que podem ser essencial para uma reunião bem sucedida. 

Gestores também devem ouvir 

Terceiro ponto que precisa ser observado é que apesar do gestor ser o anfitrião da reunião, ele também precisa dar a oportunidade para que os membros participem ativamente da videoconferência

Caso o líder não esteja falando, silenciar o seu microfone para que o colaborador possa expor sua opinião. Isto dará a ele sensação de acolhimento, além de evitar ruídos externos do ambiente. 

É válido lembrar que o líder precisa ouvir seus liderados e promover a integração deles durante a reunião, ainda que à distância.

Enfim, por meio dessas atitudes os colaboradores perceberão que o gestor, mesmo atuando em home office, dá a devida importância às atividades corporativas e ao seu time mantendo a excelência do trabalho presencial na abordagem online.

ANÚNCIO