Saiba quais são as habilidades mais procuradas pelos recrutadores de talentos

ANÚNCIO

Se as tendências do mercado mudaram, logo a forma de buscar por profissionais também foram modificadas. O padrão de busca por empregos já vem sendo alterado há algum tempo, prova disso é conseguir encontrar oportunidades de trabalho sem sair de casa.

Hoje em dia as ferramentas online têm auxiliado bastante as pessoas a encontrarem uma fonte de renda, tendo em vista que os recrutadores de talentos também estão no ambiente virtual. E a tendência é que os currículos impressos caiam ainda mais em desuso.

ANÚNCIO

Apesar da acessibilidade aos processos seletivos, é interessante averiguar quais características os recursos humanos têm buscado no público. Afinal, existem fatores que podem ser decisivos para uma contratação.

Saiba quais são as habilidades mais procuradas pelos recrutadores de talentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira as aptidões que estão sendo visadas pelos departamentos pessoais das empresas, segundo a coach decarreiras Ashley Stahl.

4 habilidades que compõem um colaborador ideal

É muito relevante estar atento às mudanças e evolução do mundo, principalmente se deseja manter-se em alta no mercado profissional, que a cada dia que passa tem se tornado ainda mais seletivo.

ANÚNCIO

Algumas tendências já estão sendo identificadas pelos estudiosos da Oxford, como por exemplo a estimativa de que daqui 13 anos, 47%  das oportunidades de emprego nos Estados Unidos serão ocupados por robôs. No Brasil, esta realidade pode estar um pouco mais distante, mas ainda sim, irá existir.

Chamar a atenção do contratante não se trata sobre a sua profissão, mas sim em qual habilidade diferenciada poderá oferecer à empresa. Ao contrário do que muitos pensam, a busca por um diploma não é o ponto chave da questão.

De acordo com a também empresária americana, Ashley, existem quatro habilidades que os recrutadores estão em busca para um futuro colaborador. Essas características estão diretamente ligadas num conceito principal: o poder da adaptação.

ANÚNCIO

Não adianta mais ser apenas um profissional excelente, pontual e disciplinado se não é um indivíduo moldável, isto é, que saiba fazer a leitura do ambiente e agir conforme a necessidade daquele momento. Veja as aptidões ligadas a esta qualidade.

Enxergue oportunidades em meio às mudanças

Muitas pessoas tendem a encarar as transformações como algo negativo. Mas, a realidade é que qualquer mudança que acontece no âmbito de trabalho deve ser enxergada como uma oportunidade de adquirir novas experiências e aprendizados que irão ser fundamentais para o crescimento.

Segundo a especialista, o maior problema está nas emoções e o quão importante é estar atento(a) a elas. Afinal, sentimentos voltados para o descontentamento geram atitudes negativas.

Saiba quais são as habilidades mais procuradas pelos recrutadores de talentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas, o oposto também acontece. As emoções traduzidas em entusiasmo, crescimento, otimismo acarretarão atitudes como estas. Então, o diferencial está em enxergar a mudança como uma chance de crescer e expandir novos horizontes.

A profissional dá algumas recomendações para encarar de forma positiva essas transformações. Uma delas é treinar a mente para ser curiosa diante de um desafio. Para isso, ela aconselhou as seguintes dicas:

  • Procurar alguém que tenha algo a oferecer em conhecimento e tenha passado pela mesma mudança;
  • Identificar o que pode ser feito para crescer com o novo desafio;
  • Avaliar quais consequências poderão vir com a transformação;
  • Adquirir habilidades que ajudaram no desempenho do processo.

Busque o conhecimento constantemente

Aqui está a segunda habilidade buscada pelos recrutadores de talentos. Conforme dito antes, o certificado de conclusão de curso não é mais o suficiente para garantir uma vaga nas corporações.

É necessário promover a manutenção dos seus conhecimentos. Isto porque alguns conteúdos que são absorvidos na graduação, por exemplo, podem não ter mais utilidade com as mudanças que ocorrem o tempo todo no mundo.

De acordo com a coach de carreira, cerca de 25% dos profissionais alegam que os entendimentos adquiridos na faculdade não são coerentes com a prática diária no trabalho. Por isso, é tão importante avaliar as demandas das suas atividades e aprimorar o conhecimento que tem sobre elas.

É importante para todas os trabalhadores estar atualizado do mercado de trabalho e das inovações da área em que atua, isso fará com que o colaborador não fique antiquado no mercado de trabalho.

Seja sociável

O âmbito coletivo é levado muito em consideração pelos gestores de uma companhia, pois é em equipe que são alcançados os maiores resultados. Para isso, é necessário ser sociável e ter boa comunicação com todos do setor pelo menos.

Este ponto é um dos que mais pode ter sido comprometido com o isolamento social, o que irá requerer uma readaptação dos membros quando inseridos no local de trabalho novamente. Além disso, é importante dar oportunidade para o novo.

Saiba quais são as habilidades mais procuradas pelos recrutadores de talentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns colaboradores se apegam a único grupo, o que não é o recomendado caso a intenção seja crescer profissionalmente. Se relacionar com novas pessoas é ideal para ter acesso aos conhecimentos distintos, às culturas e opiniões diferentes.

Essas medidas tornam os indivíduos mais flexíveis e versáteis, estando prontos para lidar com qualquer tipo de público. E, isto tem muito a ver com a quarta e última habilidade para se tornar o profissional ideal do mundo corporativo.

Não caia na zona de conforto

É verdade que entrar na zona de conforto é muito fácil. Se deparar com pessoas que estão no mesmo trabalho há anos, fazendo as mesmas coisas é muito comum. O que é a maior obstáculo para o crescimento de qualquer ser humano.

Uma pessoa que reage às mudanças, se adaptando de forma rápida às novas situações, normalmente, é aquela que é inconformada em ficar numa posição por muito tempo. E se parar para analisar, são esses os profissionais que mais crescem.

Estar constantemente buscando hábitos diferentes não significa perda de identidade, mas sim a extensão das possibilidades que poderão ser oferecidas a quem se disponibilizou a sair da mediocridade.

Se reinventar é o segredo do sucesso de grandes homens e mulheres de negócios. Caso tenha dificuldade em tomar esta iniciativa, estipule metas para lograr o êxito desejado. Segundo a Forbes, desenvolver a ideia de crescimento ajudará a implementar essas mudanças na vida profissional.

Dessa forma, com essas quatro características, a vida profissional de muitos trabalhadores poderá alavancar. Afinal, não é todo mundo que tem força de vontade para promover mudanças em si mesmo. Por isso, se auto desafiar é o caminho para desenvolver essas habilidades.

ANÚNCIO