Razões para a disparada da bolsa de valores

ANÚNCIO

Final do ano passado um novo vírus foi descoberto na China, esse vírus foi se espalhando pelo mundo, com isso, uma quarentena foi decretada, fronteiras foram fechadas… E não foi apenas a saúde física da população que esse vírus atacou, a saúde econômica também sofreu.

Com a crise financeira provocada pela quarentena, os índices da bolsa de valores caíram cerca de 50%. O Governo tomou algumas medidas que incentivassem o consumo para tentar combater essa crise, como o auxílio emergencial de R$ 600,00.

ANÚNCIO

Mas, nas últimas semanas o quadro começou a mudar um pouco na bolsa de valores, de forma que as ações voltaram a subir, em alguns casos, a subida tem sido quase tão rápida como foi a queda. Contudo, por que a bolsa de valores disparou assim nas últimas semanas?

bolsa de valores
Fonte (Reprodução/internet)

Vamos entender um pouco mais o cenário e ver alguns motivos possíveis para essa disparada?

Entendendo um pouco os preços da bolsa de valores

Na hora em que uma empresa vai colocar suas ações à venda, no mercado primário, o preço de suas ações é determinado pela negociação do investidor com a organização já a autorização para que essa empresa faça isso é responsabilidade da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

ANÚNCIO

O mercado primário é quando a empresa cria mais ações e as vende. Nesse momento, o investidor compra diretamente da empresa. O mercado secundário é quando esse investidor revende essas ações. Então, quando você compra ações na plataforma PAI do Inter, ou em qualquer outra plataforma de compra de ações, está comprando no mercado secundário.

Ok, mas o que determina o preço?

Grande parte do que determina o preço das ações é a expectativa de lucro ou de prejuízo de uma empresa. Por exemplo, Eike Batista (por volta de 2011 à 2013) abriu uma empresa petrolífera, para encontrar poços de petróleo ele chamou vários especialistas.

A expectativa do mercado era de que essa empresa desse muito lucro, o que fez as ações dela serem vendidas à um preço consideravelmente alto. Mas, depois de muitos prejuízos e sem conseguir extrair petróleo como esperava, as ações despencaram.

ANÚNCIO

Isso acontece porque, se as empresas estão tendo lucro, a demanda por ações daquela empresa sobem, afinal, se espera que ela cresça ainda mais. Agora, se ela está tendo prejuízos, quem tem ações quer vendê-las e poucos querem comprar, ou seja, alta oferta e baixa demanda, o que faz os preços caírem (o que vale para quase tudo na economia).

Entendendo a queda esse ano

Então, chegamos em 2020 e a bolsa de valores despencou perto de 50%. O que é comum em cenários de crises extremas, como na crise de 2008 (uma das maiores crises da história, nessa época, a bolsa caiu cerca de 60%). Mas, por que essa queda tão intensa?

Então, em cenários de crise os investidores tendem a vender suas ações, afinal, como uma empresa aérea vai ter lucros em um período que não se pode viajar? Sem contar de que muitas empresas correm o risco de declarar falência nessas situações.

Ou seja, nos cenários de crise, em que há um risco muito real de que empresas declarem falência e prejuízos, os investidores vendem suas ações e poucos estão abertos para comprar essas ações, pelo risco de acabar perdendo o dinheiro aplicado (lembre-se de que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre investimentos em ações).

Então, as ações despencam e, quanto maior a crise, maior essa queda. Foi o que aconteceu com a quarentena.

Por que as ações dispararam?

E, assim, quando o cenário começou a se tornar mais positivo em outros países, especialmente europeus, como é o caso da Alemanha voltando até mesmo campeonatos de futebol. Notícias de uma possível vacina foram se tornando cada vez mais sólidos, o mercado financeiro reagiu, entendendo que estamos perto do fim dessa crise.

Ou seja, a expectativa é de que a situação atual não continue por tanto tempo e, assim, a demanda pelas ações começaram a subir e, se há uma alta demanda e a oferta permanece igual o preço sobe.

Sendo assim, a disparada das ações, provavelmente, se deve principalmente pelas notícias positivas de uma possível vacina sendo desenvolvida e a volta gradual da vida normal em países que foram afetados pelo vírus antes do Brasil, o que trás esperança de um futuro melhor, promissor e de crescimento!

Dicas para investir

Assim, é possível ganhar dinheiro em períodos de crise, contudo, é arriscado. Então, se você está querendo aprender um pouco mais sobre como investir e onde investir, aqui vão algumas dicas de leituras e de canais que podem ser úteis.

Livros

  • Pai rico, pai pobre, de Robert T. Kiyosaki

Quer um livro fácil e esclarecedor, que trate educação financeira, empreendedorismo e finanças pessoais? Esse é o clássicoPai rico, pai pobre”. No livro, o escritor Robert T. Kiyosaki usa a sua história para transmitir conceitos básicos sobre dinheiro.

  • O segredo de uma mente milionária, de T. Harv Eker

No livro “O segredo de uma mente milionária”, T. Harv Eker trás as principais diferenças na mentalidade de pessoas comuns e de pessoas milionárias. É um livro que propõe uma revisão e mudança na mentalidade.

  • Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher

Philip Fisher trás no livro “Ações comuns, lucros extraordinários” um estudo prático sobre o mercado de ações. Com o livro você vai aprender até mesmo a analisar as empresas antes de comprar as ações, de forma que vai ser mais fácil escolher bem quais ações comprar.

  • Fora da curva, de Pierre Moreau

Por fim, o último livro desta lista, é a obra de Pierre Moreau, “Fora da curva”, que trás a história e perfil de 10 grandes investidores e como eles superaram grandes momentos de crise. Cada um dos investidores possui um perfil diferente, e servem de grande inspiração para quem é um novato no mercado de ações.

Canais no Youtube

Outra opção são alguns canais do youtube onde é possível ter dicas e notícias sobre o mercado financeiro. Inclusive, se você tiver uma conta no Inter, quando entrar na plataforma PAI, na parte de baixo verá alguns vídeos com dicas bem legais sobre o mercado financeiro e, se você não for cliente Inter, só pesquisar Banco Inter no youtube para ver esses vídeos.

Outro canal bem legal é o da escritora Nathalia Arcuri, o canal Me poupe! onde ela trás várias dicas de como economizar e poupar dinheiro no dia a dia e quais os melhores investimentos até mesmo para quem ganha pouco.

Outros dois canais que são muito bons para quer ficar por dentro do que acontece no mercado financeiro são o Nord Research e o Suno Research, eles trazem notícias e dicas para investidores.

Canais do Telegram

Sabe o Nord e Suno Research? Então, eles têm canais no Telegram, que você pode assinar e receber várias notícias e informações, todos os dias. Desde preço das ações, cotação do dólar e as principais notícias do mercado financeiro. Seguem os links para entrar nos canais:

ANÚNCIO