Presença executiva – Conceito essencial para imagem dos profissionais

ANÚNCIO

Nos últimos anos, o conceito presença executiva vem sendo cada vez mais discutido no mundo corporativo tendo em vista que grandes empresas, inspiradas pela tendência nos Estados Unidos, têm buscado essa característica em seus gestores.

A verdade é que este termo está diretamente associado à imagem profissional e o que o colaborador deseja transmitir para a equipe através de sua postura no trabalho. 

ANÚNCIO

Segundo levantamento feito pelo Harvard Business Review, aproximadamente 36% dos colaboradores de alto desempenho perdem promoções por não possuírem a presença executiva. 

Presença executiva - Conceito essencial para imagem dos profissionais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Entenda mais sobre a habilidade buscada pelos recrutadores executivos e como desenvolvê-la.

Presença executiva na inspiração da equipe 

A presença executiva nada mais é que a capacidade que um profissional possui de inspirar confiança dos seus colegas de trabalho, subordinados e superiores. 

ANÚNCIO

Para uma liderança, esta característica é essencial já que para um time ser engajado e produtivo ele precisa ter o gestor como um referencial. Isto é, ser um líder que os membros desejam seguir e que os colegas o vejam como confiável e capacitado.

Com essa habilidade, o profissional também inspira confiança entre os seus líderes levando-os a enxergar que a empresa possui um membro de potencial que está pronto para grandes realizações.  

Também, a presença executiva é um dos fatores principais para desenvolver habilidades interpessoais. Através desta ferramenta os superiores passam a identificar que determinado indivíduo possui autoconfiança e autenticidade, preceitos fundamentais para o crescimento profissional. 

ANÚNCIO

Habilidade que garante oportunidades 

A postura de um profissional de sucesso atrai grandes oportunidades. Isto porque um executivo, colaborador ou gestor só tem acesso à promoções quando os superiores enxergam nele confiança o que é fundamental para respaldar uma decisão de ascensão de cargo, por exemplo.  

De acordo com especialista em carreiras Gerry Valentine, quanto maior for a oportunidade disponível na corporação mais necessário será possuir a presença executiva. 

Passos para desenvolver presença executiva

  • Tenha uma visão e articule bem: uma visão robusta e bem articulada é a marca registrada de grandes executivos. É uma ferramenta poderosa para inspirar confiança;
  • Desenvolva a comunicação: uma boa liderança exige uma excelente comunicação. O ideal é que o profissional crie a cultura de pedir feedbacks sobre sua forma de externalizar as informações e diálogo com os demais;
  • Entenda a percepção de terceiros: pessoas com presença executiva têm entendimento de como são percebidas pelos outros;
Presença executiva - Conceito essencial para imagem dos profissionais
Fonte: (Reprodução/Internet)
  • Torne-se um excelente ouvinte: mais importante do que falar bem é ouvir bem. Gestores de sucesso dão total atenção durante um diálogo e através disso exploram ideias importantes. Ouvir é sinônimo de autoconfiança.
  • Crie uma rede de relacionamentos: líderes com forte presença executiva são bons em cativar as pessoas, sendo políticos o suficiente para influenciar em situações desafiadoras.
  • Aprenda a atuar sob pressão: pessoas com esta habilidade são calmas e equilibradas. Logo, elas sempre estão no controle e preparadas em todos os momentos transmitindo a sensação de que estão prontas para assumir grandes coisas.

A presença executiva pode ser adquirida 

Como qualquer outra habilidade, alguns indivíduos possuem mais talentos do que outros em determinadas áreas. Alguns já nascem com forte inclinação à liderança e outras não. 

Entretanto, todas as pessoas podem adquirir e desenvolver esta característica através de prática e foco. Por fim, este exercício é diário pois quanto mais um profissional cresce numa empresa, mais será necessário desenvolver uma presença executiva sólida.

ANÚNCIO