Possível reabertura econômica faz com que Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) se valorizem no mercado

ANÚNCIO

Com a crise no mercado nacional e internacional, as companhias aéreas também sofreram tombos gigantescos em suas ações. Sem contar a ausência de recursos para arcar com suas despesas como a manutenção de seus funcionários, por exemplo.

Consequências causadas pela pandemia e isolamento social, tendo em vista que os voos tiveram redução significativa. Os aeroportos do Brasil e do mundo viraram verdadeiras “cidades fantasmas”.

ANÚNCIO

Em algumas regiões do país, os aeroportos tiveram queda na movimentação que chegou a 90%. A ausência de passageiros e a redução drástica na quantidade de voos afetaram grandes empresas como Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) . Como será a recuperação delas após a pandemia?

azul e gol
Fonte:(reprodução/internet)

Possível reabertura econômica faz com que Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4)  se valorizem no mercado. Após grandes turbulências, as empresas deram sinais de recuperação. Veja informações sobre o setor aéreo do país.

Acordos entre SNA, Azul (AZUL4) e Latam (LTMAQ)

Diante da atual situação, o Sindicato Nacional dos Aeronautas vem tentando fazer negociações com as empresas aéreas do país. Recentemente a entidade acordou com a companhia Gol (GOLL4) que os comissários de bordo e pilotos não seriam demitidos dentro do período de 18 meses.

ANÚNCIO

O que ocorrerá é a diminuição da remuneração e jornada laborativa. Isso ocorreu justamente para preservar os empregos desses funcionários. Conforme notícias do InfoMoney, a negociação com a Azul (AZUL4) será fechada ainda neste mês de junho.

Ao que tudo indica, as condições do acordo serão semelhantes às celebradas com a Gol (GOLL4) . Elas não serão integralmente iguais, pois a Azul (AZUL4) possui um cenário diferente. Pelas informações, a empresa promoverá uma redução maior na remuneração dos empregados.

Sobre a situação da Latam (LTMAQ)

Quem não está nada bem nesta crise é a Latam (LTMAQ), que antes disso passava por momentos críticos no mercado. A pandemia certificou o mau desempenho. A marca é que possui o quadro mais sensível do mercado aéreo. A empresa tem buscado por modificações fixas nos contratos de trabalho.

ANÚNCIO

Isso vem causando desentendimentos com os empregados, em razão das péssimas condições dos acordos. No entanto, o sindicato ainda continuará tentando intermediar essa negociação, visando obter sucesso até o final do mês, que é quando a fase inicial de estabilidade acaba.

Em março foi assegurada a permanência dos empregados da Latam(LTMAQ) Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) para os três meses subsequentes. O último mês é junho. Logo, passado este prazo e não firmado o acordo entre as empresas e categoria, os funcionários poderão perder seus empregos.

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) crescem no mercado

A Latam (LTMAQ) é sem sombra de dúvidas uma das maiores companhias do país. No entanto, fazendo uma análise do panorama do mercado aéreo brasileiro, as concorrentes Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) vem obtendo melhores resultados na redução dos impactos da crise.

As três marcas solicitaram, financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A linha de crédito de 2 bilhões de reais é voltada para ajudar empresas brasileiras a continuarem o giro de capital, pagar despesas e empregados.

Afinal, o país é um dos maiores interessados em manter o bom desempenho de suas empresas, pois isso refletirá positivamente na economia como um todo. Com esse incentivo, a Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) vêm apresentando boas reações no mercado.

azul e gol
Fonte:(reprodução/internet)

Informações do MoneyTimes podem testificar isso. As ações de ambas as companhias cresceram significativamente na última segunda-feira (8).  O bom desempenho é resultado da reação otimista da Wall Street frente a reabertura da economia americana e mundial.

Nos recentes registros do mercado, a Azul (AZUL4) mostrou maior valorização com 29,25%. A Gol (GOLL4) alcançou o marco de 28,29%, ficando um pouco atrás da concorrente. Diante de um cenário caótico do mercado, o resultado é surpreendentemente positivo.

Entretanto, existe um caminho longo a ser percorrido. As perdas deste ano foram muito grandes, mas ao menos é possível ver uma luz no túnel. Mas, não se pode dizer a mesma coisa para a Latam (LTMAQ), que solicitou recuperação judicial há pouco tempo.

Companhias aéreas que devem se destacar após pandemia

Com os acordos de estabilidade feitos pelo sindicato dos aeronautas somada a reabertura do mercado, as ações da Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) tiveram uma valorização de 30% . O que caracteriza que elas serão as precursoras da recuperação deste setor no país.

De acordo com especialistas, as duas companhias irão entrar num novo patamar quando forem retomadas as atividades dos aeroportos em sua “normalidade”. Um dos fatores que evidenciam esse destaque a essas empresas é a dificuldade da Latam (LTMAQ) para se reinserir no mercado.

Pelas pesquisas feitas por profissionais, a empresa chilena deve diminuir sua performance no setor econômico do país. Uma redução que chega a 4%, distribuindo assim essa porcentagem as outras marcas expressivas deste ramo.

Enfim, pode-se notar que a Gol (GOLL4)  será a grande estrela no cenário pós pandemia. Isto porque a companhia possui maior estrutura, realizou bons acordos para manter o quadro de funcionários e tem tido boas respostas com o reaquecimento da economia global.

ANÚNCIO