Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia venda de participação em bacia do Rio Grande do Norte

ANÚNCIO

Na segunda-feira (24), a Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou a venda total de suas participações na Bacia Potiguar, localizada no estado do Rio Grande do Norte. São 26 concessões de produção de águas rasas e terrestres

O processo de venda dos ativos da estatal abrange cessão de direitos de exploração, produção de gás natural e óleo bem como desenvolvimento desses recursos, incluindo instalações integradas. 

ANÚNCIO

Conforme teaser da oportunidade publicada na página da petrolífera, as condições inseridas na negociação visam oferecer boas condições de operação aos potenciais compradores de seus seus ativos. 

Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia venda de participação em bacia do Rio Grande do Norte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba mais informações sobre a venda de participação da Petrobras (PETR3; PETR4) no Polo Potiguar. 

Venda dos ativos da Petrobras (PETR3;PETR4) no Polo Potiguar

Os ativos colocados à venda pela Petrobras (PETR3; PETR4) envolve um dos polos onde a estatal possui participação conhecido como Polo Potiguar que compreende os subpolos Canto do Amaro, Ubarana e Alto do Rodrigues e respectivas concessões. 

ANÚNCIO
  • 3 concessões marítimas;
  • 23 concessões terrestre;
  • 26 concessões de produção;
  • Infraestrutura de armazenamento e processamento;
  • Infraestrutura de logística e refino.

A participação da estatal em águas rasas é no subpolo Ubarana localizada entre 10 e 22 quilômetros da costa do município Guamaré também situado no Rio Grande do Norte. 

Já as concessões terrestres e de produção fazem parte dos subpolos de Alto Rodrigues e Canto do Amaro. 

Produção de gás e óleo da região  

De acordo com a Petrobras (PETR3; PETR4), o Polo Potiguar registrou produção de gás natural de 124 mil m³ por dia e 23 mil barris de óleo por dia no primeiro semestre deste ano. 

ANÚNCIO

No teaser de oportunidade divulgado pela petrolífera também consta a venda da Refinaria Clara Camarão situada em Guamaré. A unidade colocada à negociação representa uma das 15 instalações de produção da estatal espalhadas pelo país. 

Petrolífera segue com otimização do portfólio 

Em comunicado à imprensa, a petrolífera afirmou que a venda dos ativos no Polo Potiguar faz parte dos projeto de otimização do portfólio, iniciado em 2019, com o objetivo de reestruturar a empresa que vem sofrendo perdas sobretudo com a pandemia. 

Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia venda de participação em bacia do Rio Grande do Norte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo a Petrobras (PETR3; PETR4), o intuito é reforçar os investimentos na exploração de águas profundas e ultraprofundas, aposta da estatal para os próximos anos. 

[…] passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos“.

No mês de julho a empresa realizou a venda dos campos Enchova e Polo Pampo à Trident Energy e recentemente também negociou sua participação em outros campos na Bahia para a SPE Rio Ventura, empresa subsidiária da 3R Petroleum. 

Ações sobem em meio às negociações 

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) saltaram mais de 1% em meio às vendas das participações da estatal combinadas com a alta dos preços dos contratos de petróleo. 

  • PETR3 (ações ordinárias): +1,99, a R$ 23,54
  • PETR4 (ações preferenciais): +1,82, a R$ 22,97

Além das vendas dos campos e polos citados, a petrolífera também caminha para a negociação de seus ativos no estado do Espírito Santo.

ANÚNCIO