PagSeguro (PAGS) reporta queda nos lucros durante a pandemia

ANÚNCIO

A empresa de pagamento eletrônico PagSeguro (PAGS), controlada pelo grupo UOL, reportou lucro líquido de 296,3 milhões de reais no segundo trimestre. O número representa queda de 16,9% na comparação trimestral. 

O lucro da PagSeguro (PAGS) também apresentou recuo de 8,2% quando comparado ao mesmo período de 2019, além de indicar perda na margem líquida.

ANÚNCIO

De acordo com a companhia, a pandemia do coronavírus afetou o faturamento da marca principalmente durante o período rígido de isolamento social no qual a empresa também registrou redução das receitas totais. 

PagSeguro (PAGS) reporta queda nos lucros durante a pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os números obtidos pela PagSeguro (PAGS) no segundo trimestre de 2020. 

PagSeguro (PAGS) tem receita prejudicada pela Covid-19

Em videoconferência com especialistas do mercado, o presidente da PagSeguro (PAGS), Ricardo Dutra, afirmou que a receita do segundo trimestre operou em declínio devido à Covid-19 ocasionando também o aumento das despesas. 

ANÚNCIO
  • Receitas totais: 1,3 bilhão de reais, baixa de 2,3% na comparação anual e de 14,5% inferior ao trimestre anterior;
  • Margem líquida: caiu de 23,2%, entre abril e junho do ano passado, para 21,8% no segundo trimestre de 2020;
  • Despesas totais: 945 milhões de reais, aumento de 1,8% em um ano e queda de 13,4% no trimestre.

O executivo também atribuiu a perda de faturamento à queda de compras feitas na modalidade crédito, forma de pagamento que gera taxas maiores e aumento do uso com cartão de débito pelo consumidor. 

Com a redução das transações com crédito, as antecipações de recebíveis também sofrem impacto negativo comprometendo os ganhos das credenciadoras. 

Número de pagamentos e de clientes sobem em meio à crise

Apesar da redução total das receitas, a empresa, que recentemente comprou a Wirecard Brazil, reportou avanço o volume de pagamentos e quantidade de clientes, setores que tiveram crescimento em meio à crise. 

ANÚNCIO
  • Volume de pagamentos: 29,7 bilhões de reais, alta de 11,4% no segundo trimestre.
  • Clientes ativos: 5,8 milhões, avanço de 22,9% na comparação anual e de 5,45% superior ao trimestre anterior.
PagSeguro (PAGS) reporta queda nos lucros durante a pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme balanço da companhia, mesmo com o crescimento do número de pagamentos no segundo trimestre o resultado foi 6% menor do que o registrado entre os meses de janeiro e março. 

Já o banco digital do PagSeguro (PAGS), o PagBank, atingiu a marca de 4,9 milhões de usuários em junho, acréscimo de 1,2 milhões no trimestre que encerrou em julho. 

CEO fala sobre recuperação dos lucros 

O CEO da credenciadora de cartões também afirmou que a empresa segue confiante com a estratégia para crescimento da lucratividade. Segundo ele, os pequenos empresários vêm se mostrando mais persistentes e dispostos para aderirem novos meios de pagamentos.

Também, Ricardo Dutra deu destaque à retomada da demanda de pagamentos que já cresceu 21% em julho e 29% em agosto quando comparada à primeira quinzena de março deste ano. 

Após divulgação do balanço financeiro, as ações da PagSeguro (PAGS) tiveram valorização de 3,53% no after-market da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).  

ANÚNCIO