Nvidia (NVDC34) – Aquisição da Arm pode ser barrada por reguladores chineses

ANÚNCIO

De acordo com analistas consultados pela CNBC, os reguladores na China podem ser uma grande barreira na tentativa da Nvidia (NVDC34) de comprar a fabricante de chips britânica Arm, da SoftBank (9984), em negócio de US$ 40 bilhões.

A combinação de negócio, que pode criar a maior empresa de chips do Ocidente em valor de mercado e alcance global, foi anunciada no início de setembro. Mas para os especialistas o acordo está longe se concretizar.

ANÚNCIO

Os órgãos reguladores como Ministério do Comércio da China e a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China podem impedir o prosseguimento da aquisição.

Nvidia (NVDC34) - Aquisição da Arm pode ser barrada por reguladores chineses
Fonte: (Reprodução/Internet)

China teme aquisição da Arm pela companhia americana Nvidia (NVDC34)

O especialista Geoff Blaber, da CCS Insight, afirmou que a indústria de tecnologia da China foi construída sobre a Arm, de modo que o país tem interesse no status quo, especialmente quando o cenário proposto é propriedade de uma empresa dos EUA.

Esta não seria a primeira vez que os reguladores chineses desaprovam acordos de empresas americanas para compra de tecnologia europeia. Em 2018, o órgãos bloquearam a tentativa da Qualcomm (QCOM34) de comprar a fabricante de chips holandesa NXP (N1XP34).

ANÚNCIO

Nesse sentido, conforme o analista Bill Ray, da Gartner, a China pode buscar extrair garantias específicas antes de conceder a aprovação para se beneficiar com o acordo.

Combinação de negócios pode enfrentar maiores obstáculos

Além da China, o negócio também será examinado pelos governos e reguladores da Europa, dos EUA e no Reino Unido. No início deste mês, investidores de tecnologia do Reino Unido afirmaram que esperam o bloqueio da aquisição.

A oposição ao acordo tem sido particularmente forte no Reino Unido, com o cofundador da Arm, Hermann Hauser, que chegou a chamar o negócio de desastre absoluto para Cambridge, Reino Unido e Europa.

ANÚNCIO

Cofundador da Arm critica a transação bilionária

Conforme o executivo, as principais preocupações são que o negócio de US$ 40 bilhões da Nvidia (NVDC34) possa realocar a sede da Arm ou reduzir o tamanho da força de trabalho da Arm em algum momento no futuro.

Hermann Hauser também declarou que a Nvidia (NVDC34) irá eliminar o modelo de operação da Arm, que envolve o licenciamento de projetos de chips para cerca de 500 outras empresas, incluindo várias que competem diretamente com a norte-americana, além de uma eventual monopolização.

ANÚNCIO