Número de fintechs sobe 28% no Brasil

ANÚNCIO

O número de fintechs, nome dado a startups de finanças, subiu 28% no Brasil saltando de 604 em junho de 2019 para 771 em agosto de 2020, de acordo com levantamento feito pela Radar Fintechlab.

Segundo a mesma pesquisa, cerca de 258 empresas de tecnologia que atuam no sistema financeiro foram abertas e 92 fechadas nos últimos 12  meses. 

ANÚNCIO

Os especialistas da Radar Fintechlab também identificaram que a maioria das fintechs recém lançadas no mercado são do segmento de pagamentos, como serviços de máquinas de cartão de crédito e outras condições da atividade de forma eletrônica. 

Número de fintechs sobe 28% no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

 Confira o crescimento das fintechs no país e os segmentos que mais se destacaram nos últimos 12 meses. 

190 fintechs de pagamentos no país 

Atualmente, 190 fintechs de pagamento estão em atividade no país. Normalmente, as empresas do setor atuam também com as famosas carteiras virtuais, conforme o estudo. 

ANÚNCIO
  • 77 novas fintechs de pagamento abertas
  • 32 empresas fechadas

De acordo com Fábio Gonsalez, executivo do FintechLab, as empresas que prestam esses serviços equivalem a um terço da totalidade desses negócios no Brasil e ocupam a primeira posição dos negócios que mais crescem neste setor. Ainda, segundo Gonsales,  previsão é que este número continue avançando nos próximos anos. 

Para o profissional, o constante crescimento das fintechs desse segmento é a praticidade do negócio para o empreendedor já que a atuação em outras empresas de tecnologia e finanças pode ser mais complexa, como por exemplo em bancos digitais. 

Novas companhias de gestão financeira no mercado

As empresas que atuam no segmento de gestão financeira cresceram este ano, passando a ocupar a segunda colocação no ranking geral das fintechs. Hoje, são 122 instituições desse setor no mercado brasileiro. 

ANÚNCIO
  • 44 novas companhias abertas
  • 7 empresas fechadas

Segundo Fábio Gonsalez, as companhias deste ramo cresceram juntamente com o aumento da procura de pequenos empresários em fazer uma gestão mais eficiente de seus negócios. 

Serviços de empréstimo avançam com a tecnologia 

As fintechs do setor de empréstimo ficaram no terceiro lugar das empresas de tecnologia que mais cresceram nos últimos 12 meses, com o total de 114 companhias. 

  • 39 novas empresas
  • 17 negócios fechados

O crescimento deste segmento é justificado pelo avanço da tecnologia que tem tornado este serviço mais interessante no mercado além de apresentar rentabilidade significativa para os empreendedores deste ramo segundo Gonsalez. 

Conforme o Radar FintechLab, o setor dos bancos digitais teve o menor crescimento. Apesar do desempenho mais lento, o segmento não contou com fechamento de empresas no país.

ANÚNCIO