Negócios X Família – Entenda como conciliar as duas coisas

ANÚNCIO

Estar à frente de um negócio é uma grande responsabilidade que exige tempo, energia, concentração e dedicação. Essa demanda, quando má administrada, pode entrar em confronto com o âmbito familiar.

Hoje em dia, gerenciamento de tempo é um dos grandes desafios da sociedade moderna que vive imersa numa rotina acelerada e intensa. Com o surgimento da tecnologia e inovação, as atividades se tornaram praticamente instantâneas, podendo ser facilmente otimizadas.

ANÚNCIO

No entanto, apesar de toda a velocidade no mundo, muitos indivíduos têm dificuldade em conciliar a agenda profissional com a familiar e acabam prejudicando uma dessas atividades.

Negócios X Família - Entenda como conciliar as duas coisas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba como gerenciar a rotina profissional com a familiar

Gerenciamento de tempo

  • Lista de prioridades: identifique as tarefas que precisam ser executadas todos os dias, classificando-as de acordo com o grau de importância;
  • Identifique os sacrifícios: as atividades que são prioritárias vão requerer algum sacrifício, sejam elas familiares ou profissionais;
  • Reflita: questionar o porquê de uma determinada tarefa ser importante e no que ela irá refletir a curto, médio e longo prazo, ajudará a esclarecer importância de cada uma delas;
  • Defina prazos: uma pessoa multitarefa corre riscos de cometer erros em suas atividades. Estipule metas e prazos alcançáveis para cada uma das tarefas, isso ajudará, inclusive, na concentração;
  • Refeição com a família: separe ao menos uma refeição para fazer com a família. Ela se sentirá priorizada, mesmo com a correria do dia a dia;
  • Delegue funções: muitos profissionais ficam sobrecarregados em seus negócios por não saberem delegar atividades que podem ser igualmente executadas por outras pessoas;
  • Invista na comunicação: ter diálogo com a família é essencial para manter a compreensão mútua.
  • Aproveite as férias: certifique-se de não ter marcado compromisso do trabalho durante o lazer com a família. Deixe a agenda 100% disponível e aproveite o tempo livre.

Estabelecendo limites

Muitos empreendedores são infelizes por não saber estabelecer limites entre trabalho e família. De fato, existirão dias que uma área irá requerer mais tempo e energia que a outra.

ANÚNCIO

Mas, é importante estar dedicado às atividades que foram programadas e colocadas na lista de prioridades.

Negócios X Família - Entenda como conciliar as duas coisas
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

Ainda que deixe um espaço para imprevistos, porque eles ocorrem, o ideal é estar integralmente focado em cada tarefa, independente de qual seja.

ANÚNCIO

Pois, se as atividades com a família, por exemplo, foram negligenciadas isso dará um sentimento de frustração para os membros e para o próprio profissional.

Da mesma forma com as obrigações profissionais, se elas forem negociadas e abandonadas, a sensação de improdutividade e falta de sucesso irão contaminar o ambiente.

Estabelecer limites e organizar agenda tornará mais fácil a conciliação entre negócios e família.  Esses fatores fazem parte do gerenciamento de tempo que é fundamental para lograr êxito em qualquer compromisso.

ANÚNCIO