Mercados dos EUA oscilam com eleição do Senado

As ações ao redor do mundo reagiram de formas diferentes às notícias da Geórgia, com as ações europeias e chinesas subindo conforme preveem uma política comercial menos conflituosa e uma política fiscal mais expansiva no próximo governo.

Os futuros de ações dos EUA se apresentaram de maneira mista, no entanto, conforme os investidores consideravam o impacto da política democrata na economia versus o  temor de aumento nos impostos e regulamentação corporativa mais rígida, especialmente do setor de tecnologia.

O rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos, por sua vez, subiu acima de 1% pela primeira vez desde a erupção da pandemia no início do ano passado.

Mercados dos EUA oscilam com eleição do Senado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: NYSE desiste de tirar empresas chinesas de sua listagem

Nasdaq (IXIC) sofre com previsões

As ações dos EUA têm abertura mista na quarta-feira (6), com as ações de tecnologia sendo abatidas conforme os investidores levaram em consideração uma vitória democrata em um segundo turno decisivo do Senado americano na Geórgia.

Às 09h05 desta manhã, constavam os seguintes contratos futuros:  

  • Dow Jones (DJI) subia 84 pontos, ou 0,3%; 
  • S&P 500 (SPX) negociava 7 pontos abaixo, ou 0,2%; 
  • Nasdaq 100 (IXIC) despencava 196 pontos, ou 1,5%. 

Os futuros do Nasdaq (IXIC) caíram conforme os investidores acordaram com a notícia sobre a Geórgia. Os futuros do S&P 500 (SPX) caíram, enquanto do Dow Jones (DJI) subiram, refletindo a maior concentração de ações cíclicas e financeiras que podem se beneficiar de maiores gastos com estímulos.

Caso os democratas ganhem, é provável que mais estímulos sejam votados, assim como aumento nos impostos e políticas de restrição da capacidade de monopólio das gigantes de tecnologia, o que levou à queda do Nasdaq (IXIC). 

Segundo previsões, os democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff podem ganhar as cadeiras. Espera-se que esses votos sejam confirmados na quarta-feira e são vistos como cruciais para decidir se o presidente eleito Joe Biden tem controle total do Congresso ou se enfrenta forte oposição a seus planos.

Leia também: Bitcoin pode chegar a US$ 146 mil, diz JPMorgan (JPMC34)

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: Investing.