Mercado financeiro – Principais destaques desta segunda-feira (31)

ANÚNCIO

Esta segunda-feira (31) começou otimista no mercado financeiro do exterior com as Bolsas de valores da Europa e os índices americanos operando em alta. O resultado ainda é consequência das medidas fiscais do banco central dos Estados Unidos

Enquanto isso, na Ásia o quadro geral foi de perdas indicando o avanço isolado do índice japonês. O desempenho individual é devido aos novos investimentos da companhia americana Berkshire Hathaway (BERK34) no Japão. 

ANÚNCIO

Já no Brasil, os investidores aguardam a presidência entregar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, com prazo final datado para hoje, ao Congresso Nacional. Também, segue como um dos principais assuntos as preocupações com os programas sociais. 

Mercado financeiro - Principais destaques desta segunda-feira (31)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os assuntos que vão bombar o mercado financeiro. 

Mercado global demonstra otimismo 

O primeiro assunto que irá movimentar o mercado financeiro desta segunda-feira (31) é o cenário internacional. Ainda sobre influência da nova política monetária do Federal Reserve (Fed), o mercado global demonstra otimismo nos principais índices futuros internacionais. 

ANÚNCIO
  • EUA: Dow Jones (DJI) operam em alta de 0,27%;
  • EUA: Nasdaq (IXIC) avançam 0,37%;
  • EUA: S&P 500 (INX) sobem 0,27%
  • Europa: Euro Stoxx (SX5E) saltam 0,46%;
  • Alemanha: Dax (DAX) decola em 0,70%;
  • Paris: CAC (PX1) indicam alta de 0,98%;
  • Itália: FTSE MIB (FTSEMIB) avançam 0,88%.

Na China, apesar da economia mostrar sinais de recuperação com ganhos na pontuação do índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, em inglês) o destaque ficou para o Japão. Na Coreia do Sul, o mercado apresentava pessimismo. 

  • China: Índice Nikkei (NI225) subiu 1,12%.
  • China: Shangai SE (000001) baixa de 0,24%;
  • Índice da Bolsa de Valores de Hong Kong: Hang Seng (HSI): recuou de 0,96%;
  • Coreia do Sul: Kospi (KOSPI) despencou 1,17%.

Boletim Focus e entrega do orçamento de 2021

No Brasil, o mercado de ações pode reagir positivamente após o Banco Central divulgar o Boletim Focus indicando melhora no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os economistas reduziram a retração da economia brasileira para 5,28% em 2020, ante 5,46% projetada anteriormente. 

Mercado financeiro - Principais destaques desta segunda-feira (31)
FOnte: (Reprodução/Internet)

Ainda, em meio aos impasses sobre o Renda Brasil e outras iniciativas sociais e econômicas, o governo deve entregar hoje o plano orçamentário de 2021 ao Congresso. Especula-se que os ajustes sobre o Renda fiquem de fora da proposta enviada aos parlamentares.

ANÚNCIO

Balanços movimentam o âmbito corporativo

A divulgação dos balanços do segundo trimestre fecham os assuntos que vão movimentar o mercado financeiro no começo desta semana. As marcas IMC (MEAL3) e Lojas Renner (LREN3) compartilharão os resultados entre abril e junho após o encerramento do mercado. 

Também, a empresa IRB (IRBR3) reportou prejuízo milionário no trimestre indicando forte queda nos lucros. Do outro lado, a Gol (GOLL4) tem prazo final até hoje para quitar o empréstimo de 300 milhões de dólares. 

De acordo com os especialistas, estima-se que a companhia aérea não pague a dívida. Neste caso, o crédito precisará ser assumido pela antiga sócia Delta Air Lines (DEAI34), instituição garantidora do empréstimo, segundo a Reuters.

ANÚNCIO