Mercado asiático e petróleo operam em alta após vitória de Biden

ANÚNCIO

Nesta segunda-feira (9), as Bolsas da Ásia avançam conforme os investidores reagem à vitória do democrata Joe Biden sobre o republicano Donald Trump na corrida presidencial dos EUA. O otimismo também chegou ao mercado de commoditie com o petróleo subindo mais de 2%. 

O ex-vice-presidente dos EUA Biden venceu após sua projeção de vitória nos estados da Pensilvânia e em Nevada no sábado. Ainda assim, Trump rebateu os resultados e alegou alegou que a eleição está longe do fim.

ANÚNCIO

Enquanto isso, o coronavírus continua avançando nos Estados Unidos. Recentemente, o país relatou mais de 126.000 novo casos por dois dias consecutivos. Segundo a Reteurs, a nível global o número de contaminações do novo vírus ultrapassou a marca de 50 milhões no domingo.

Mercado asiático e petróleo operam em alta após vitória de Biden
Fonte: (Reprodução/Internet)

Índices asiáticos disparam com cenário político internacional

Após o final de semana de um embate eleitoral tenso nos EUA, no Japão, o índice Nikkei (225) saltou 2,12% para fechar em 24.839,84. Já o Topix (TOPIX) somou 1,41% encerrando seu dia de negociação em 1.681,90 pontos, enquanto o Kospi (KOSPI), da Coreia do Sul, subiu 1,27%, fechando em 2.447,20. 

  • Índice Hang Seng (HSI), de Hong Kong, fechou em alta de 1,18%;
  • Shanghai Composite (SHCOMP), também da China, teve valorização de 1,30%.

O desempenho positivo do mercado asiático também se deve às exportações da China que, conforme estatísticas oficiais divulgadas no final de semana, aumentaram 11,4% em outubro em relação ao ano anterior.

ANÚNCIO

Referências do Petróleo saltam na Ásia

A disputa eleitoral pela Casa Branca reverberou no setor de combustíveis. Os preços do petróleo subiram no pregão asiático, com os futuros do petróleo de referência internacional Brent subindo 2,26%, para US$ 40,34 por barril. Os contratos futuros de petróleo nos EUA, do WTI, saltaram 2,32%, para US$ 38 por barril.

Leia mais: Japão vive pior momento na economia.

Ações de tecnologia sobem nas Bolsas asiáticas

Ainda, as empresas de tecnologia mostraram ganhos subiram nas Bolsas da Ásia. No Japão, os papéis do conglomerado empresarial Softbank (9984) subiram 5,37%.

ANÚNCIO

As empresas chinesas de tecnologia listadas em Hong Kong também registraram ganhos. Na última hora de negociação desta segunda, as ações da gigante chinesa de tecnologia Tencent (0700) subiram 1,38%, enquanto os papéis do Alibaba (9988) saltaram 2,84%.

A maior fabricante de chips da China, SMIC (0981), que está sob análise do governo Trump, viu suas ações listadas em Hong Kong subirem 2,28%. A ZTE (000063) também teve um aumento acentuado ao ganhar 4,51%.

Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital

Fonte: CNBC News

ANÚNCIO