Match cultural – Conheça a nova tendência de busca profissional entre os jovens

ANÚNCIO

As pessoas estão bem mais seletivas e exigentes com seus empregos. Por isso, o match cultural surgiu como uma nova tendência. O conceito é utilizado no ambiente empresarial para auxiliar os candidatos a unirem seu perfil profissional à cultura da empresa.

A tendência é  “dar match”, como o utilizado em aplicativos de relacionamento, só que com empresas. O novo movimento é uma tentativa de deixar colaboradores e empresas alinhados aos mesmo objetivos, e assim ciar o sentimento de pertencimento.

ANÚNCIO

Ainda muito recente, o conceito é uma novidade para o ambiente de trabalho, principalmente para jovens, mas promete vir com tudo dentro do RH de empresas que podem visar selecionar perfis mais específicos para as vagas do mercado de trabalho atual.

Match cultural - Conheça a nova tendência de busca profissional entre os jovens
Fonte: (Reprodução/internet)

Entenda um pouco mais sobre o que é o match cultural e quais são os seus benefícios.

O que é o match cultural

A palavra match geralmente é usada nos aplicativos de relacionamentos, quando duas pessoas tem gostos em comum e curtem um ao outro elas acabam dando “match”. É exatamente essa a ideia de usar esse termo no meio corporativo.

ANÚNCIO

Lana Brandão, gerente executiva de pessoas da XP Investimentos, para a Forbes disse que atualmente não se pensa apenas em trilhar uma longa avenida, mas em como será esse caminho. Por isso estar alinhado com os objetivos empresariais e características pessoais é essencial.

“Posso não ter todos os skills (que significa habilidades em inglês), mas preciso achar uma empresa e função que estejam de acordo com meus propósitos”, afirmou Lana Brandão. Essa busca pode trazer diversos benefícios.

Ao enxergar o trabalho como uma realização pessoal o trabalhador irá se doar mais sem ao menos perceber. Então a ideia é simples, o DNA das empresas precisam estar alinhados com seus colaboradores e quando isso acontece se tem um match cultural.

ANÚNCIO

Benefício par a empresa e funcionário

O match cultural pode trazer benefícios para a empresa e para o colaborador. Até porque hoje é perceptível que existe uma necessidade maior em trabalhar com um propósito específico.

Não significa que o salário não será importante, mas pode influenciar menos na produção. Ou seja, será lucrativo para a empresa ter pessoas com o mesmo propósito que poderão estar mais empenhadas em produzir algo de qualidade. Como também será uma vantagem para o colaborador, pois irá acrescentar crescimento profissional.

ANÚNCIO