Mais de 20% do quadro adere plano de demissão voluntária da Petrobras (PETR3;PTR4)

ANÚNCIO

Uma das maiores petrolíferas do mundo vem apertando os cintos devido os impactos causados pelo  coronavírus. A Petrobras (PETR3;PTR4) protagonizou inúmeras desvalorizações em seus ativos, o que culminou na adoção de diversas medidas para a redução de perdas.

A estatal, que recentemente anunciou o aumento do diesel e da gasolina, tem investido no plano de demissão voluntário para enxugar o quadro de funcionários e consequentemente diminuir os prejuízos.

ANÚNCIO

Outra fator que tem preocupado os administradores é a redução do consumo de combustível e as quedas no valor e produção dos barris de petróleo. Há quem diga que esta recuperação desses patamares só irá ocorrer daqui três anos.

Mais de 20% do quadro adere plano de demissão voluntária da Petrobras
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja os impactos da iniciativa de redução dos funcionários na Petrobras (PETR3;PTR4) . Acompanhe também notícias recentes sobre os valores dos combustíveis.

Demissões na Petrobras (PETR3;PTR4)

Atualmente, a legislação trabalhista permite que instituições de iniciativa privada e até mesmo as estatais podem implementar o Plano de Demissão Voluntária em sua política. Visando enxugar o quadro de funcionários e promover uma gestão melhor dentro da corporação.

ANÚNCIO

Devido aos prejuízos gerados pela pandemia, grandes negócios têm adotado esta medida, exemplo disso é a Petrobras (PETR3;PTR4) . A petroleira promoveu esta iniciativa, a qual foi aderida por aproximadamente 10 mil empregados.

Este número corresponde a mais de 20% do atual quadro de pessoal da estatal. De acordo co do Uol Economia, a previsão é de que a maioria desses funcionários sejam desvinculados da petrolífera até o final do ano. Enquanto os demais serão desligados ano que vem.

O objetivo da empresa é enxugar esse setor totalizando em 30 mil colaboradores. O que resultará numa diminuição drástica do número registrado há 7 anos atrás, o qual marcou o começo da instabilidade na instituição com o envolvimento em polêmicas referente à lavagem de dinheiro.

ANÚNCIO

Mais de 20% do quadro adere plano de demissão voluntária da Petrobras
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além do plano de demissão voluntária, a responsável pelo setor financeiro da Petrobras (PETR3;PTR4) , Andrea Almeida, afirmou que há a intenção de migrar os funcionários remanescentes para o home office. E consequentemente, tem sido levado em conta a venda de alguns imóveis da empresa.

Isto, sob a justificativa de que o trabalho remoto funcionou bem para o desempenho das atividades. Logo, seria uma motivação a mais para determinar a permanência de parte dos empregados nesta modalidade.

Por fim, a estatal prevê uma resposta financeira de até 18 bilhões de reais com a diminuição do quadro de pessoal. A meta tem sido traçada para que este ganho ocorra no máximo até o ano de 2025, já que os gastos com a manutenção de empregados irá cair significativamente.

Aumento do diesel e gasolina nas refinarias

Em meio às mudanças implementadas, a petrolífera anunciou aumento dos combustíveis para este sábado (4). A gasolina ficou mais cara 3% nas refinarias, assim como diesel que aumentou 6%.

Já era esperado que os valores baratos encontrados nos postos iriam mudar com o relaxamento do isolamento social. Isto pode ser notado, pelo fato de ser o sétimo acréscimo, sendo que o primeiro ocorreu em maio.

Enfim, esse movimento é somado à retomada da precificação do petróleo no cenário da indústria no exterior. O que é consequência da melhoria das demandas que tinham sido reduzidas drasticamente no primeiro trimestre do ano.

ANÚNCIO