Linx (LINX3) anuncia finalização de acordo para fusão com StoneCo (STNE)

ANÚNCIO

A empresa brasileira Linx (LINX3) afirmou que está em fase final de negociação com a também brasileira Stone (STNE) para uma possível união do setor de software.

O comunicado foi feito após meses de especulações sobre uma suposta fusão das marcas em meio ao avanço dos recursos de pagamentos encabeçado pelo Banco Central.

ANÚNCIO

O acordo vinculante será adotado através da fusão de ações, de modo que, cada papel da Linx (LINX3) será trocado por uma ação preferencial da classe A e B da Stone (STNE).

Linx (LINX3) anuncia finalização de acordo para fusão com StoneCo (STNE)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba mais informações sobre a fusão das companhias brasileiras.

Detalhes da transação

Segundo a empresa de pagamentos Stone (STNE), o valor pago pelas ações da Linx (LINX3) será baseado no preço de seus papéis referente a 7 de agosto, que era de 33,76 reais cada um.

ANÚNCIO

De acordo com dados da B3, a Linx (LINX3) tinha 189.408.960 ações até o final do mês de junho. Com a operação, a Linx (LINX3) a ter o valor de mercado em torno de 6,04 bilhões de reais.

  • Valor base: ágio de 28,3% sobre o preço médio das ações da Linx (LINX3) correspondente aos 30 dias anteriores a 7 de agosto
  • Valor base: ágio de 41,6% sobre o preço médio dos ativos da Linx (LINX3)  nos 60 dias prévios a mesma data.
  • Multa compensatória: 605 milhões de reais em caso de inconclusão da operação, de acordo com fato relevante da Linx (LINX3).

A negociação do controle da Linx (LINX3) só poderá ocorrer através de Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA), na qual o preço dos papéis não pode ser inferior a 90% da cotação máxima de cada ação da marca listada tanto na B3 como na Bolsa de Valores NYSE (NYA), conforme previsto no estatuto da Linx.

Reação no mercado financeiro

O mercado financeiro reagiu positivamente à fusão das empresas. Tanto a Linx (LINX3) como a Stone (STNE) mostraram recorde de valorização dos ativos.

ANÚNCIO
  • Ações Linx (LINX3): +31,5%, a 334,40 reais por ação;
  • Ações StoneCo (STNE): +11%, a 52,31 dólares na Bolsa de Valores NYSE (NYA).

Opinião dos especialistas

Os especialistas do Bradesco BBI afirmaram que a empresa de software Linx (LINX3) detém um valor estratégico consideravelmente alto, tendo em vista que possui uma base de 45 mil clientes no ramo de varejo e com 43% de participação no mercado.

Linx (LINX3) anuncia finalização de acordo para fusão com StoneCo (STNE)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Logo, segundo os profissionais este fator é um ponto atrativo para a Stone (STNE) que poderá fomentar o processo de monetização de seus serviços de pagamento.

Hoje, a empresa de pagamento possui 531 mil empreendedores que utilizam seus produtos, com a fusão este número teria acréscimo de 170 mil referente ao público da Linx (LINX3).

Conforme o Bradesco BBI, as vantagens do acordo com a Stone (STNE) envolvendo a área de software são:

  • Expansão da base de clientes;
  • Plataforma de pagamento mais integrada;
  • Aperfeiçoamento dos princípios de aderência e fidelidade;
  • Distribuição de serviços financeiros virtuais.

No entanto, os especialistas alegam que se a intenção da Stone (STNE) é repetir o formato com fornecedores independentes de software (ISVs) como acontece em outros países do exterior, as estimativas ficarão contidas.

ANÚNCIO