Investimento de impacto: A nova tendência entre os mais ricos

ANÚNCIO

O mercado financeiro global vem aderindo de forma incisiva o investimento sustentável e suas ramificações. No Brasil, essa frente tem crescido de forma mais lenta, porém, a realidade é que esta tendência poderá estar ainda mais presente após o coronavírus. 

A pandemia acelerou o processo de transformação do mundo, as pessoas passaram a voltar seus olhos para a sociedade se preocupando com o que tem sido feito para melhorá-la de forma significativa. 

ANÚNCIO

O investimento de impacto está ligado a esta nova percepção do todo, já que as empresas e investidores deste ramo visam, além do retorno financeiro, gerar impacto social e ambiental. 

Investimento de impacto: A nova tendência entre os mais ricos
Fonte: (Reprodução/Internet)

 Acompanhe o desempenho deste ramo de investimento nos últimos anos. 

Segmento dentro da metodologia ESG

Para fazer um bom investimento hoje em dia, observar apenas as exigências de governança, rentabilidade e capital não é mais suficiente. 

ANÚNCIO

Dessa forma, analisar quais serão os reflexos das aplicações no meio ambiente e na sociedade está cada vez mais presente nas preocupações dos investidores ricos. 

O investimento de impacto é um segmento ligado à metodologia ambiental, social e de governança chamado Environmental, Social and Governance (ESG) em inglês. 

Este estilo de emprego de capital é amplamente conhecido nas startups que capitam incentivos financeiros de fundos de investimento de venture capital e private equity. 

ANÚNCIO

Mercado em expansão 

A procura dos investidores mais ricos em promover mudanças mensuráveis com seus investimentos têm impulsionado a expansão deste mercado. Veja os dados do Global Sustainable Investment Alliance:

  • Investimento responsável atingiu 31 trilhões de dólares em todo o mundo;
  • 36% dos ativos totais sob gerenciamento;
  • Desse montante, 500 bilhões de dólares sob gestão é referente ao investimento de impacto;
  • 1.300 instituições financeiras investem nesses ativos
  • 12 trilhões aplicados em ativos sustentáveis nos Estados Unidos
Investimento de impacto: A nova tendência entre os mais ricos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo o Valor Investe, algumas gestoras que atuam no Brasil adotaram a nova tendência em seus produtos.

  • Constellation
  • XP
  • JGP
  • Warren
  • Fama

De acordo com informações da B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa brasileira, o ISE, atingiu marca recorde no interesse neste marcado por parte das empresas, indicando 46 novas companhias inscritas em 2019, ante a 36 em 2018.

Opções de investimento sustentável em renda fixa foram trazidos do exterior para o Brasil, como é o exemplo dos “green bonds”.

Investidores ricos 

Alguns investidores com grande poder aquisitivo já destinavam seu capital para fundações ou organizações voltadas em promover melhorias na sociedade e no meio ambiente. 

No entanto, este público tem mostrado interesse no investimento de impacto que tem despontado no Japão, Europa, Estados Unidos e aos poucos, no Brasil.

Em 2019, as companhias que atuam no investimento de impacto socioambiental tiveram retorno financeiro de 24,8%, segundo o índice global de ativos MSCI ESG Sustainable Impact que acompanha 8.500 empresas . 

  • Comparação com o índice geral MSCI ACWI: o MSCI ESG supera os resultados anuais com lucratividade de 8,24%.
  • Desempenho durante a pandemia: o índice de investimento de impacto avançou 1,85% entre março e maio, enquanto o MSCI ACWI acumula retorno negativo de 9,16%.

Quando esta realidade é inserida no Brasil, os especialistas avaliam que o desempenho do investimento de impacto no país irá depender das famílias empresariais ricas, que poderão impulsionar este segmento com o direcionamento de aplicações à nova tendência global

ANÚNCIO