Ibovespa (IBOV) opera entre perdas e ganhos após Bolsonaro desistir do Renda Brasil

ANÚNCIO

No pregão desta terça-feira (15), o Ibovespa (IBOV) indica volatilidade acentuada, em meio a perdas e ganhos com o cenário doméstico revertendo o otimismo do exterior.

O tema central que ronda o mercado nacional é o suposto cancelamento do Renda Brasil após o presidente Jair Bolsonaro declarar em rede social que falar sobre o programa social “está proibido” em seu governo.

ANÚNCIO

Ainda, os investidores especulam que mais um suposto impasse entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e Bolsonaro estaria acontecendo tendo em vista que o presidente criticou a equipe econômica durante o pronunciamento na internet.

Ibovespa (IBOV) opera entre perdas e ganhos após Bolsonaro desistir do Renda Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira as últimas notícias do radar político e os impactos no índice da Bolsa brasileira.

IBOV segue dividido com pronunciamento de Bolsonaro

O principal índice da Bolsa de Valores do país chegou a iniciar o pregão com alta impulsionado pelo cenário internacional que mostrou crescimento de 5,6% da produção industrial da China.

ANÚNCIO

No mesmo sentido, as Bolsas do exterior valorizaram com o varejo chinês mostrando avanço de 0,5% em agosto. Os  dois percentuais estavam acima do esperado pelos especialistas.

Após os bons ventos, o Ibovespa (IBOV) começou a enfrentar maior volatilidade após o presidente Jair Bolsonaro criticar as iniciativas do Ministério da Economia em relação a um possível congelamento de aposentadorias. A fala de do político levantou especulações sobre novos desentendimentos com Guedes, o que foi descartado pelo ministro da Economia posteriormente.

Nesse sentido, Bolsonaro se manifestou contra o corte dos auxílios para pessoas de pouca renda com deficiência e de benefícios para idosos, ideias que foram estudadas pela equipe econômica do governo conforme informou o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.

ANÚNCIO

Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade“, declarou o presidente.

Presidente proíbe debate sobre o Renda Brasil

Ainda, Bolsonaro encerrou seu pronunciamento em rede social declarando como proibido a discussão sobre o Renda Brasil em seu governo.

E a última coisa, para encerrar: até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, completou o político.

  • Ibov: queda de 0,0049%, às 15h41, aos 100.269,65 pontos;
  • Dólar comercial: alta de 0,112%, a R$ 5,2798 (compra) e a R$ 5,2806 (venda).

Para o especialista em política Ricardo Ribeira, da MCM Consultores, a desistência do governo em dar prosseguimento ao programa social pode não ser definitiva. Também, Ricardo acredita que a decisão não significa que o presidente não amplie futuramente os benefícios do Bolsa Família.

ANÚNCIO