Ibovespa (IBOV) fecha com o melhor índice desde março

ANÚNCIO

A economia global parece estar voltando a respirar, resultados disso é a reação de dois gigantes do mercado que estão em crescente gradual: Estados Unidos e China. Este otimismo esbarra em outros países como o Brasil, por exemplo.

A bolsa de valores brasileira vem operando em alta desde o começo da semana do mês de junho. E recentemente, fechou com o melhor índice desde março, quando a quarentena foi implementada no país.

ANÚNCIO

As coisas parecem estar voltando para o lugar depois da reabertura do comércio e empresas. Os investimentos do governo em pequenos, médios e grandes negócios vêm estimulando um reaquecimento pode estar sendo um dos maiores fomentadores.

ibovespa
Fonte:(reprodução/internet)

Ibovespa fecha com o melhor índice desde março. Entenda o porquê do cenário econômico global ser tão importante para o Brasil. E mais, saiba quais são as perspectivas para o nosso mercado ainda em 2020.

Economia Global

Depois de uma grande onda pandêmica, os países parecem estar voltando com tudo nas suas atividades financeiras. Sabemos que quando falamos de economia, precisamos nos atentar aos maiores pilares deste setor no mundo.

ANÚNCIO

Os Estados Unidos e a China vêm apresentando bons índices de recuperação em suas bolsas. Apesar dos desentendimentos entre as duas potências, os seus mercados estão avançando. No entanto, devido a tensão que teve mais um agravante recentemente, o cenário é cauteloso.

Após a interrupção de compras de itens agrícolas e carnes americanas, o drama agora tem um novo capítulo. O Isto é Dinheiro informou que o presidente Trump anunciou que irá suspender os voos de empresas aéreas chinesas com destino aos EUA, ainda este mês.

Este cenário de embate entre os dois países, todo dia ganha uma episódio a mais. Ainda não sabemos como isso irá afetar as economias globais ao longo do tempo. Enquanto isso não é identificado, o dólar opera em queda e a Ibovespa dá sinais de crescimento.

ANÚNCIO

Alta na Ibovespa

O início de junho começou bem para o mercado brasileiro. Com o país voltando a ativar suas engrenagens, a reação tem sido surpreendentemente positiva. No terceiro dia deste mês, a Ibovespa apresentou o melhor índice desde março, quando a quarentena se iniciou.

O que pode ter colaborado com isso? O ponto principal é a expectativa da volta das grandes economias do mundo. Seguida da a retomada dos nossos serviços, fomentação fiscal por parte do governo nacional e uma boa resposta do setor financeiro das grandes potências.

ibovespa
Fonte:(reprodução/internet)

Não podemos nos esquecer que a tensão na política brasileira vem diminuindo. Para  o seudinheiro existe mais um motivador: a permanência de Paulo Guedes. O presidente Bolsonaro passou por recentes  inconstâncias na sua pasta de ministros, mas ao que tudo indica, Guedes fica.

Ou seja, um conjunto de fatores colaborou para que a Bolsa subisse 2,15% no meio desta semana. No mesmo dia, o dólar operou em queda. Ele começou com a cotação altíssima de R$5,25 e finalizou na quarta-feira com R$5,10. Será que iremos ver a moeda com valor inferior a 5 reais?

Devemos voltar nossa atenção para o cenário americano, pois muitos pontos relevantes estão em alta por lá. Conforme o InfoMoney, mesmo com o acentuamento da onda de protestos em razão da morte de George Floyd, os eventos ainda não afetaram o cenário comercial dos EUA.

Previsão de Goldman Sachs

O banco que é líder global em investimentos, Goldman Sachs, fez bons apontamentos sobre a economia brasileira. Com a alta na Ibovespa durante esta semana, a estimativa da multinacional é que os pontos da Bolsa ultrapassem o marco de 94 mil.

Em sua previsão, ressaltou também como o Brasil é um país importante para a economia sul americana e para o restante do mundo. E que a nação é muito visada por investidores, por termos uma maior estrutura de recuperação do mercado pós pandemia, comparado aos outros países do continente. .

É válido informar que apesar dos comentários otimista, vários investidores retiraram seu capital do país este ano. Porém, onde os conservadores viram perdas, os aplicadores ousados enxergaram oportunidades, já que o Brasil possui um mercado com menor preço, o que pode ser atrativo.

Enfim, o momento agora é de observação. Esperamos que a onda de otimismo que chegou no mês de junho possa crescer e se manter estável para o restante do ano. Igualmente ficaremos de olho na economia mundial, ela é fundamental para um reflexo positivo no Brasil.

ANÚNCIO