Governo americano manda fechar consulado da China em Houston

ANÚNCIO

Nos últimos anos, os Estados Unidos e a China têm entrado em desacordos em suas negociações políticas econômicas. Este embate já envolveu suspensão de atividades de exportação, aumento de tarifas e retirada de companhias chinesas do território americano.

Na quarta-feira, (22), o mais recente episódio foi a determinação do governo americano para o fechamento do consulado da China em cidade do Texas. A medida adotada pelos EUA foi justificada por supostas invasões dos chineses no sistema de dados norte-americano.

ANÚNCIO

Em resposta à iniciativa, a China afirmou estudar forma de retaliar o país. Especula-se que, nos próximos dias, alguma representação diplomática dos Estados Unidos seja fechada no território chinês.

Governo americano manda fechar consulado da China em Houston
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja o que levou o Trump a executar esta medida e qual foi a resposta dos chineses ao governo americano.

EUA alega proteção à propriedade intelectual

O governo Trump ordenou o encerramento das atividades do consulado da China situado no Texas, na cidade de Houston. A determinação ocorreu depois do surgimento de denúncias de hackers chineses estariam tentando roubar informações sobre vacinas contra o coronavírus.

ANÚNCIO

Apesar desta afirmação não passar de especulações, a representante do Departamento do Estado, Morgan Ortagus, declarou que a decisão teve a finalidade de resguardar a propriedade intelectual e os dados particulares dos norte-americanos.

As normas de direito internacional preveem que os agentes diplomáticos devem respeitar as normas do Estado que o recebe, não podendo intervir em suas questões internas, conforme pronunciamento de Ortagus à imprensa.

Governo americano manda fechar consulado da China em Houston
Fonte: (Reprodução/Internet)

“Os Estados Unidos não tolerarão as violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos”, declarou a representante.

ANÚNCIO

Governo chinês se manifestou

Após a determinação do governo estadunidense, o governo chinês se manifestou sobre a ordem de encerramento de sua representação diplomática, alegando que irá responder devidamente a medida.

Para a mídia americana, a retaliação poderá residir no fechamento de consulados dos EUA na China. De acordo com o G1, a determinação americana deu aos chineses prazo máximo de 72 horas para encerrar para cumprir a decisão.

ANÚNCIO