Exportação de café sofre grande queda

O Brasil é o maior exportador de café verde do mundo. De acordo com dados divulgados, a comercialização chega a mais de 49 milhões de sacas. Com a pandemia este cenário estava sendo observado com preocupação.

Em meio a tantas perdas em meio à crise, a economia vem sofrendo severas quedas. Recentemente, foi divulgado que o prejuízo alcançou também as exportações de café, as quais sofreram queda brusca no mês de maio.

Apesar desse fato negativo no produto, outras mercadorias obtiveram altas nas suas exportações como a soja e açúcar, por exemplo. Uma relação importante para o mercado do brasileiro é a de parceria com a China. Como está o relacionamento dos dois países?

café
Fonte:(reprodução/internet)

Exportação de café sofre grande queda. Veja os dados do baixo desempenho de exportação deste produto no último mês. Leia também sobre as relações comerciais do Brasil com a China.

Relações comerciais do Brasil

Depois de algumas declarações polêmicas entre o governo do Brasil sobre a China, o cenário tornou-se um tanto nebuloso de como ficariam as relações comerciais entre os dois países. Um recente marco de uma possível rixa foi a parceria da China com a Argentina.

O Brasil era o grande cooperador mercantil do país vizinho. No entanto, recentemente foi divulgado que os argentinos exportaram cerca de 509 milhões em soja e carne vermelha para o país asiático, marcando uma  suposta competição entre as economias chinesa e brasileira.

Mas, para acalmar os ânimos, o atual embaixador da China que atua aqui no país se manifestou sobre a parceria comercial de longa data entre a sua nação e o Brasil. De acordo com Yang Wanming, as polêmicas de membros do governo não afetaram a relação de amizade entre os países.

Reforçou ainda o interesse do governo chinês em estreitar os laços. Enalteceu a parceria comercial de anos entre as duas nações e destacou o crescimento da economia brasileira, alegando que o nosso país é o “único da América Latina com comércio de 7 bilhões de dólares”.

Continuou, apontou que o país obteve avanço ainda em 2020 e o mais responsável por isso foram as exportações que cresceram 11% quando comparadas nos mesmos meses do ano passado, conforme informações do Correio Braziliense.

Queda na exportação do café verde

Apesar do crescimento apontado pelo embaixador, no mês de maio, a exportação de café verde sofreu baixa. A comercialização deste produto é a grande marca do Brasil, tendo em vista que ele é o maior exportador desta forma de café.

O registro do último mês foi de pouco mais de 2,65 milhões de sacas de 60kg. Este dado indica uma queda de mais de 23% quando comparado ao ano de 2019 neste mesmo período. De acordo com o portal G1  , o recuo está relacionado a exportação do café arábica.

café
Fonte:(reprodução/internet)

Este café é o tipo mais produzido e vendido no mundo, ele corresponde cerca de 60% da produção do produto no mercado global. O Arábica teve recuo de 27,3%, essa baixa afetou diretamente a retração na exportação do café verde.

Apesar das quedas dessas duas linhas, a categoria Robusta desta mercadoria apresentou alta de 4,7%. Segundo o Conselho de exportadores de Café do Brasil, os resultados ainda sim estão melhores do que o esperado, tendo em vista a crise severa causada pela pandemia.

Crescimento nas exportações de açúcar e soja

Parece que não foi apenas o café Robusta que obteve alta em meio à crise. A soja foi uma das estrelas do comércio brasileiro. A exportação desta mercadoria se comparada a primeira semana de junho do ano passado, obteve ganhos de 48% a mais.

Esse crescimento é justificado pelo enfraquecimento das relações de mercado entre China e Estados Unidos, este último era o maior exportador de soja do país asiático. Porém, vem perdendo este espaço para o Brasil e Argentina.

Outro produto que segue em alta é o açúcar. Notícias informam que o atual dado de exportação dele é de 143,7 mil toneladas por dia. O ano passado, neste mesmo mês, o índice desta operação foi significativamente menor, de 81 mil. E não estávamos enfrentando pandemia.

Se pararmos para buscar informações otimistas na economia, conseguimos achar. O fato é que apesar da atual situação ser crítica, existem setores que obtiveram êxito. Também é importante valorizarmos as vitórias conquistadas durante a crise.