Exportação de café sofre grande queda

ANÚNCIO

O Brasil é o maior exportador de café verde do mundo. De acordo com dados divulgados, a comercialização chega a mais de 49 milhões de sacas. Com a pandemia este cenário estava sendo observado com preocupação.

Em meio a tantas perdas em meio à crise, a economia vem sofrendo severas quedas. Recentemente, foi divulgado que o prejuízo alcançou também as exportações de café, as quais sofreram queda brusca no mês de maio.

ANÚNCIO

Apesar desse fato negativo no produto, outras mercadorias obtiveram altas nas suas exportações como a soja e açúcar, por exemplo. Uma relação importante para o mercado do brasileiro é a de parceria com a China. Como está o relacionamento dos dois países?

café
Fonte:(reprodução/internet)

Exportação de café sofre grande queda. Veja os dados do baixo desempenho de exportação deste produto no último mês. Leia também sobre as relações comerciais do Brasil com a China.

Relações comerciais do Brasil

Depois de algumas declarações polêmicas entre o governo do Brasil sobre a China, o cenário tornou-se um tanto nebuloso de como ficariam as relações comerciais entre os dois países. Um recente marco de uma possível rixa foi a parceria da China com a Argentina.

ANÚNCIO

O Brasil era o grande cooperador mercantil do país vizinho. No entanto, recentemente foi divulgado que os argentinos exportaram cerca de 509 milhões em soja e carne vermelha para o país asiático, marcando uma  suposta competição entre as economias chinesa e brasileira.

Mas, para acalmar os ânimos, o atual embaixador da China que atua aqui no país se manifestou sobre a parceria comercial de longa data entre a sua nação e o Brasil. De acordo com Yang Wanming, as polêmicas de membros do governo não afetaram a relação de amizade entre os países.

Reforçou ainda o interesse do governo chinês em estreitar os laços. Enalteceu a parceria comercial de anos entre as duas nações e destacou o crescimento da economia brasileira, alegando que o nosso país é o “único da América Latina com comércio de 7 bilhões de dólares”.

ANÚNCIO

Continuou, apontou que o país obteve avanço ainda em 2020 e o mais responsável por isso foram as exportações que cresceram 11% quando comparadas nos mesmos meses do ano passado, conforme informações do Correio Braziliense.

Queda na exportação do café verde

Apesar do crescimento apontado pelo embaixador, no mês de maio, a exportação de café verde sofreu baixa. A comercialização deste produto é a grande marca do Brasil, tendo em vista que ele é o maior exportador desta forma de café.

O registro do último mês foi de pouco mais de 2,65 milhões de sacas de 60kg. Este dado indica uma queda de mais de 23% quando comparado ao ano de 2019 neste mesmo período. De acordo com o portal G1  , o recuo está relacionado a exportação do café arábica.

café
Fonte:(reprodução/internet)

Este café é o tipo mais produzido e vendido no mundo, ele corresponde cerca de 60% da produção do produto no mercado global. O Arábica teve recuo de 27,3%, essa baixa afetou diretamente a retração na exportação do café verde.

Apesar das quedas dessas duas linhas, a categoria Robusta desta mercadoria apresentou alta de 4,7%. Segundo o Conselho de exportadores de Café do Brasil, os resultados ainda sim estão melhores do que o esperado, tendo em vista a crise severa causada pela pandemia.

Crescimento nas exportações de açúcar e soja

Parece que não foi apenas o café Robusta que obteve alta em meio à crise. A soja foi uma das estrelas do comércio brasileiro. A exportação desta mercadoria se comparada a primeira semana de junho do ano passado, obteve ganhos de 48% a mais.

Esse crescimento é justificado pelo enfraquecimento das relações de mercado entre China e Estados Unidos, este último era o maior exportador de soja do país asiático. Porém, vem perdendo este espaço para o Brasil e Argentina.

Outro produto que segue em alta é o açúcar. Notícias informam que o atual dado de exportação dele é de 143,7 mil toneladas por dia. O ano passado, neste mesmo mês, o índice desta operação foi significativamente menor, de 81 mil. E não estávamos enfrentando pandemia.

Se pararmos para buscar informações otimistas na economia, conseguimos achar. O fato é que apesar da atual situação ser crítica, existem setores que obtiveram êxito. Também é importante valorizarmos as vitórias conquistadas durante a crise.

ANÚNCIO