Estratégias para realizar apresentações de sucesso no Zoom

ANÚNCIO

Algumas corporações já utilizavam plataformas de videochamada para fazer reuniões de negócios. Contudo, o mundo não esperava que este recurso se tornaria a nova ferramenta essencial de trabalho.

Até pouco tempo, a maioria das pessoas usavam o Zoom de forma esporádica e não se preocupavam muito em como iria aparecer na tela do outro comunicador. Porém, este comportamento não cabe mais no mundo atual.

ANÚNCIO

É relevante considerar formas de aprimorar as apresentações no aplicativo, afinal, ele pode ser determinante para a vida profissional. Sabendo desta nova realidade, o diretor e produtor canadense, Brant Pinvidic, vem dando dicas de como aperfeiçoar esta atividade.

Estratégias para realizar apresentações de sucesso no Zoom
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira 5 formas tornar suas chamadas no Zoom mais profissionais.

Utilizando o Zoom de forma profissional

Os profissionais já estavam adaptados com as estratégias de apresentações pessoais, no entanto, chegou a hora de se reinventar e utilizar o Zoom como ferramenta profissional. O desafio pode colocar muitas pessoas à frente de seus concorrentes.

ANÚNCIO

Esta plataforma se tornou ainda mais popular durante a quarentena. Conforme dados divulgados pela própria marca, só no mês de abril, o aplicativo teve mais de 300 milhões de usuários por dia. A tendência é que e mesmo depois da pandemia a ferramenta não caia em desuso.

Quando se tem um grande número de empresas trabalhando remotamente, não há dúvidas de que aprimorar as apresentações online é um bom pedido. Para ajudar nesta missão, o produtor Brant Pinvidic para Forbes Brasil deu orientações ao público. Confira.

Prepare o ambiente

Para Brant, separar uma quantia do orçamento para investir no escritório em casa é o primeiro passo para melhorar sua aparição no Zoom. O visual é importante no mundo online, pois será a forma de chamar atenção dos clientes ou de quem está assistindo.

ANÚNCIO

Ele ressalta que não é necessário ter um estúdio impecável, mas que se dedicar em reforçar o espaço do home office é importante. Dentro disso, cita que alguns recursos são interessante s dão qualidade à apresentação.

  • Microfone
  • Webcam individual
  • Segundo monitor

Esses aparelhos segundo Brant irão melhorar a resolução da imagem e do áudio e dar mais profissionalidade a apresentação.

Elabore um roteiro

Um bom homem e mulher de negócios têm que estar pronto para dar respostas rápidas. Logo, é importante traçar um roteiro apontando qual mensagem deseja passar durante a videoconferência, bem como o objetivo visado com o encontro.

Estratégias para realizar apresentações de sucesso no Zoom
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os demais participantes da reunião não podem ter a sensação de que o apresentador está despreparado e inseguro com a informação transmitida. “Certifique-se que está tudo na mesa”, aconselhou o canadense.

Seja objetivo na reunião

A verdade é que as pessoas tendem a ser menos atenciosas com conteúdos online, principalmente se estiverem em casa, podendo se distrair facilmente. Então, o ideal é ser o mais objetivo possível e oferecer clareza nas informações passadas.

Outro recurso que pode auxiliar para manter o público atento à reunião é a utilização de slides. Porém, o recomendado é não elaborar um conteúdo grande, mas sucinto e dinâmico. Deixe as velhas práticas do mundo corporativo para trás, elas não cabem no universo digital.

Esteja pronto para a concorrência

Este ponto está muito ligado com a elaboração de um roteiro, porque é necessário ter feito um planejamento prévio para ter sucesso no encontro online. Isto é fundamental para prender a atenção de quem deseja alcançar.

Hoje em dia existem diversos conteúdos interessantes na internet, então a apresentação oferecida precisa se destacar das demais. Quando é levantada a discussão sobre concorrência, não é apenas de outros profissionais, mas também de competir para conquistar a atenção da audiência.

Organize o seu espaço

Pinvidic alerta os profissionais sobre a importância da organização do espaço que é utilizado para a reunião no Zoom. É desastroso aparecer lixo, roupas jogadas, banheiro e outros elementos durante a aparição.

A orientação é que antes de começar a transmissão, olhe para o ambiente e tenha convicção de que tudo está no seu devido lugar. Mantenha apenas o ideal para aparição pois isso fará o público atribuir o espaço profissional ao comunicador.

Por fim, o especialista também reforça a necessidade de ter uma luz de qualidade para a apresentação. Aconselha igualmente que o apresentador conheça até mesmo o seu melhor ângulo na câmera para transmitir a imagem perfeita.

ANÚNCIO