Estratégias para motivar os colaboradores durante a pandemia

ANÚNCIO

A pandemia do coronavírus levou diversas empresas a cortarem gastos por meio da suspensão de contratos de trabalho e da redução de jornada laboral.  Em meio a este cenário, muitos funcionários se mostraram desmotivados com seus empregos. 

De acordo com levantamento feito nos Estados Unidos pela Mckinsey e o Gallup, as empresas que mantiveram o investimento, ainda que pequeno, no crescimento profissional dos colaboradores tiveram ganhos no faturamento. 

ANÚNCIO

Em meio ao retorno às atividades, especialistas acreditam que a motivação dos empregados está diretamente ligada com sua capacitação. Segundo a coach em carreiras Luciana Paulise, algumas estratégias podem ajudar a levar engajamento à equipe. 

Estratégias para motivar os colaboradores durante a pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira formas de tornar os funcionários engajados mesmo em meio à crise.

4 ações para melhorar o desempenho da equipe

  • Ressignificar a liderança
  • Qualificar e aprimorar os colaboradores;
  • Compartilhar conhecimento;
  • Treinar os recém contratados;

Liderança precisou ser ressignificada 

O coronavírus trouxe desafios para os líderes de equipe que passaram a administrar equipes em home office. Neste momento, padrões que antes eram dados como imutáveis vêm passando por transformações, exigindo uma ressignificação na gestão. 

ANÚNCIO

Com isso, a especialista Luciana Paulise afrima que o ideal é que os líderes atuem além do suporte técnico dando também apoio emocional e promovendo o aperfeiçoamento de feedbacks, que é uma ferramenta essencial para o crescimento dos membros. 

Pilares para qualificação da equipe 

Para a coach em carreiras, a qualificação do colaborador é o ponto principal para motivá-lo, isto porque o conhecimento gera o sentimento de produtividade e utilidade. 

Estratégias para motivar os colaboradores durante a pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, três pilares são fundamentais para o desenvolvimento profissional do funcionário. 

ANÚNCIO
  • Inovação
  • Liderança
  • Inteligência emocional

Logo, o ideal é que os gestores invistam em treinamentos que abranjam os conteúdos citados acima. Caso o orçamento esteja apertado, busque por opções não pagas, hoje em dia existem vários cursos gratuitos de qualidade no mercado. 

Adaptação dos recém contratados 

Os conselhos sobre qualificação também se aplicam aos recém contratados que precisam se adaptar ao ambiente da empresa e às suas modificações em meio à pandemia.

Por isso, é essencial dar o devido suporte aos novos colaboradores oferecendo treinamentos e integração à corporação. 

Troca de experiências como agente motivacional

Por fim, a especialista recomendou que os líderes valorizem o compartilhamento do conhecimento entre os membros da equipe. Afinal, as pessoas querem falar e serem ouvidas, principalmente em tempos de crise. 

Logo, a troca de experiências e exposição de opiniões em momentos como este têm se mostrado um agente motivacional para a equipe. Inserir esta ação na cultura da empresa pode gerar resultados positivos até mesmo após o coronavírus.

ANÚNCIO