Entenda como o trabalho virtual pode deixar os funcionários mais produtivos

ANÚNCIO

Os tempos e os desafios atuais inclusive com a pandemia do coronavírus, incentivaram a ruptura de várias barreiras e adaptações. Um dos campos que mais tem sentido essas mudanças é o do trabalho.

Os profissionais brasileiros ainda são da geração que realizam suas atividades em escritórios, edifícios, isto é, um ambiente físico. Isso, sob a verdade que ter a obrigatoriedade de estar no trabalho com horários fixos a serem cumpridos gera um maior senso de compromisso com as regras.

ANÚNCIO

Com a necessidade do trabalho remoto, o desempenho da equipe é desafio para vários gestores e pode estar em risco em alguma situações Isso porque desenvolver disciplina estando em casa pode ser mais difícil para a maioria dos funcionários.

Entenda como o trabalho virtual pode deixar os funcionários mais produtivos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja estratégia para manter a produtividade dos colaboradores mesmo trabalhando remotamente.

Trabalhando em um ambiente virtual

É fato que ter um sofá, uma televisão e cama por perto, podem ser sinônimos de distração quando se tem atividades que precisam ser cumpridas no dia a dia. Esses recursos eram fáceis de serem resistidos quando se tinha um local voltado para a realização de tarefas.

ANÚNCIO

No entanto, com o estabelecimento do home office por tempo indeterminado, controlar os desejos de descanso ou procrastinação se tornou um  dos grande desafios para funcionários acostumados ao mundo corporativo.

A realidade é que os seres humanos são visuais, logo, tudo que é visto, é quisto. Isso explica o porquê os ambientes de estudo motivam alunos a se concentrarem e dedicarem para essa atividade. Da mesma forma é o trabalho, quando os funcionários têm os colegas e o chefe por perto, se sentem levados a cumprir as obrigações.

Quando se deparam com a ausência desses fatores impulsionadores, automaticamente ocorre uma redução da disciplina, o que pode comprometer o desempenho dos colaboradores. Para isso, uma estratégia inspirada no mundo online foi traçada pela Forbes Brasil.

ANÚNCIO

Entenda como o trabalho virtual pode deixar os funcionários mais produtivos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Coworking no trabalho remoto

Existe uma ferramenta que pode ser utilizada para reunir a equipe de trabalho, criando um ambiente virtual para a realização de tarefas. O Coworking já é um conceito explorado há algum tempo no universo corporativo, tendo em vista que possibilita o crescimento coletivo através da interação entre profissionais.

Agora, este recurso também pode estar presente no trabalho remoto, no qual o time juntamente com o chefe ou líder estabelecem data e hora para exercer suas funções. Neste espécie de reunião, não é discutida nenhuma pauta ou questão, ela serve unicamente para produção.

A finalidade é que todos que participem estejam engajados em desempenhar seus papéis com compromisso e responsabilidade. Esta ferramenta promete devolver a disciplina que muitas vezes se perde com o home office.

Especialista instrui como realizar a técnica

A especialista em organização do trabalho Ashira Prossack, reforça algumas informações que precisam ser consideradas antes de introduzir o novo hábito. A primeira coisa é certificar-se que todos os colaboradores estão dispostos a fazer com que o Coworking online cumpra o seu propósito.

É válido traçar objetivos a serem executados diariamente, em cada encontro. Antes de dar início, também é interessante as pessoas falarem quais são suas metas e o que pretende concluir até o final do expediente.

Outra recomendação é não mutar o microfone dos participantes, pois os os sons advindos de atividades como digitação ou até mesmo compartilhamento de ideias podem auxiliar na produtividade do grupo.

Entenda como o trabalho virtual pode deixar os funcionários mais produtivos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Isto porque quanto maior for a similaridade do ambiente de trabalho tradicional, maior será o entendimento de que aquele momento é totalmente voltado para as atividades, e que as distrações não são bem vindas.

Por último, tenha a cultura de se comunicar com os colegas e superiores, para saber se a iniciativa ofereceu melhoria. Enfim, essa atividade pode ser feita por plataformas já conhecidas pelo público, como Zoom, Google Meet, entre outros. O importante é desempenhar as atividades com excelência.

ANÚNCIO