Elon Musk e Jeff Bezos travam batalha por contrato com os EUA

ANÚNCIO

Os magnatas americanos Elon Musk e Jeff Bezos vinham travando uma batalha por contrato milionário com os Estados Unidos de lançamento de foguetes.

A empresa de Musk, a SpaceX, levou a melhor após a Força Aérea dos EUA ter anunciado a vitória dos foguetes Falcon, propulsores projetados e construídos pela marca.

ANÚNCIO

O projeto da SpaceX foi um dos dois vencedores escolhidos para suceder a atual tecnologia utilizada que é a de foguetes russos.

Elon Musk e Jeff Bezos travam batalha por contrato com os EUA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confirma os detalhes sobre essa corrida espacial.

Competição que vale milhões

Há três anos atrás, em meio à tensões com a Rússia, o governo norte-americano comunicou que não utilizaria mais propulsores russos.

ANÚNCIO

Com isso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou que a partir de 31 de dezembro de 2022, o setor não teria mais autorização para comprar o Atlas 5,  tecnologia de lançamento de foguetes russos.

Após o comunicado, bilionários como Jeff Bezos e Elon Musk iniciaram batalha pelo contrato com os EUA. Porém, a competição foi encerrada com a vitória antecipada da SpaceX de Musk e a joint venture United Launch Alliance.

Logo, os EUA passarão a utilizar os serviços de tecnologia de lançamento dessas marcas a partir de 2022. A princípio, o contrato terá valor de 653 milhões de dólares com duração de cinco anos.

ANÚNCIO

Pronunciamento da equipe de Bezos

Depois da decisão das Forças Aéreas norte-americana, Bob Smith, CEO da Blue Origin, empresa de Bezos, declarou estar desapontado com o resultado afirmando que a proposta oferecida para o contrato era irresistível.

Elon Musk e Jeff Bezos travam batalha por contrato com os EUA
Fonte: (Reprodução/Internet)

A oferta da companhia levantou 2,5 bilhões de dólares em investimento para a criação do New Glenn, foguete da marca desenvolvido com motores BE-4.

Musk e Bezos na disputa para liderança do mercado

Apesar de Elon Musk ter vencido Jeff Bezos na corrida pelo contrato com os EUA, as marcas SpaceX e Blue Origin dos respectivos empresários poderão disputar pela liderança no mercado de foguetes, conforme afirmou o sócio-executivo da Seraphim Capital, James Bruegger, em exclusividade à Forbes.

James também declarou que acredita no prolongamento da competição entre os americanos tendo em vista que ambos visam lançar propulsores oferecendo a nível global a cobertura de internet de baixo preço.

SpaceX em projeto com a Nasa

A SpaceX acumula mais uma conquista, já que foi a sua tecnologia foi selecionada pela Nasa para ser implementada no projeto Psyche que está previsto para ser lançado em julho de 2022.

O projeto Psyche consiste na exploração de um asteroide gigante com o mesmo nome, segundo cientista e professor da Universidade do Estado do Arizona, Lindy Elkins-Tanton.

A agência que lidera o projeto afirmou que irá pagar 117 milhões de dólares à SpaceX pelos serviços de lançamento.

ANÚNCIO