Educação financeira: Entenda a importância das finanças

ANÚNCIO

Falar sobre educação financeira se tornou mais comum e cada vez mais necessário como passar dos anos. É aquele tipo de conhecimento que deve ser passado de pais para filhos, afinal, quanto mais cedo uma criança se torna consciente sobre finanças maior é a sua possibilidade de sucesso.

A maioria das pessoas se apegaram à ideia de que ter uma boa educação financeira é sinônimo de riqueza, mas na verdade isso é um paradigma que precisa ser desconstruído. O real sentido de organização financeira não é o enriquecimento, mas sim qualidade de vida.

ANÚNCIO

Por isso, é importante ter o devido esclarecimento sobre qual é de fato a importância das finanças. Quem consegue obter este conhecimento no decorrer da vida poderá dispor de muitas opções e fazer a escolha certa evitando futuros contratempos. 

Educação financeira: Entenda a importância das finanças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Organização financeira e consciência dos gastos 

O primeiros ponto importante sobre educação financeira é que ela gera o senso de organização das finanças. Uma pessoa bem organizada com o dinheiro sabe quais recursos entram todos os meses e tem consciência dos gastos fixos e variáveis da casa. 

  • Coloque como primeiro item da lista as despesas com os projetos futuros;
  • Antes de gastar o que restou do dinheiro, poupe uma quantia.

Muitas pessoas têm o hábito de gastar o dinheiro que sobrou das contas e depois, se der, poupar algum montante. Na verdade, o segredo está no inverso.

ANÚNCIO
  • Poupe dinheiro todos os meses.

Pessoas prontas para o imprevisto 

Também, uma boa educação financeira ajuda principalmente a estar preparado para lidar com os imprevistos. Pessoas prontas para o inesperado não se frustram, mas reúnem recursos necessários para suportar situações que não estavam nos planos. 

Educação financeira: Entenda a importância das finanças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns especialistas recomendam guardar 40% da receita que entra no mês. Comece com no mínimo 10% e crie um fundo de reserva, este é o mecanismo ideal para se preparar para eventualidades. 

Sonhos como agente motivacional 

Além da organização financeira, as pessoas que conseguem desenvolver uma bom gerenciamento de finanças compreende o real valor dos sonhos. Logo, farão de tudo para alcançá-los. 

ANÚNCIO

Os sonhos podem funcionar como bons agentes motivacionais, pois pode ser o “empurrão” que muita gente precisa para começar a aprender sobre finanças. Afinal, a maioria dos planos e objetivos envolvem diretamente ou indiretamente o dinheiro. 

  • Sem educação financeira o caminho para alcançar os sonhos se torna longo e penoso.

Por fim, estipule metas alcançáveis para redução dos gastos, como por exemplo corte de despesas desnecessárias. Ainda, passe a economizar dinheiro mesmo que quantias pequenas. No final do mês, já irá fazer toda a diferença. 

ANÚNCIO