Educação financeira: como administrar seu dinheiro

Um dos benefícios de estar atualizado sobre educação financeira é saber como administrar seu dinheiro de forma inteligente. Isso resultará em mais segurança nas finanças e irá permitir o alcance de seus objetivos. 

No Brasil, existe um alto índice de pessoas que não sabem gerenciar a vida financeira o que pode ser constatado pela quantidade brasileiros inscritos no SPC, que é de 61 milhões.

Para não fazer parte dessa estatística, é importante ter ciência das recomendações básicas para o gerenciamento de despesas e recursos. Logo, veja alguns ensinamentos que também podem fazer o dinheiro render mais

como administrar seu dinheiro
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fique por dentro: Educação Financeira: Por que falar de dinheiro com os filhos?

1. Defina metas financeiras 

A primeira dica de educação financeira que pode fazer diferença no trajetória para alcançar os objetivos financeiros é estabelecer parâmetros. Para isso, garanta que eles sejam:

  • Específicos;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Limitados no tempo. 

Reserve um tempo para traçar as metas de forma detalhada e dentro da realidade, pois são elas que irão compor a base do planejamento financeiro. Não esqueça de delimitar prazos para não cair na zona de conforto e voltar à estaca zero. 

2. Torne os objetivos em um plano de ação 

Após definir de forma clara quais são os objetivos do dinheiro bem como sua finalidade, é hora avaliar as metas individualmente separando-as por ordem de prioridade

Esse exercício ajuda a identificar quanto de dinheiro será preciso para atingir cada objetivo e em quanto tempo ele poderá ser alcançado. Posteriormente, se alguma dessas metas parecer inalcançável, revise-a. 

O segredo é estabelecer metas gerenciáveis e que possam ser cumpridas. Certifique-se que o plano de ação será pautado em suposições realistas e não em algo impossível. 

Veja também: Confira dicas para organizar as finanças pessoais + apps de ajuda!

3. Gaste menos do que ganha 

Muitas pessoas têm dificuldade com essa recomendação, mas é um dos aconselhamentos mais importantes de educação financeira. Para administrar o dinheiro de forma inteligente é necessário ter controle entre o que recebido e o que é gasto. 

educação financeira
Fonte: (Reprodução/Internet)

Um dos princípios básicos da educação financeiro é não gastar a renda total, mas sim o limite de 30%. Isto é, o aconselhado é viver com 70% da renda mensal

4. Anote todas as despesas

Uma das maiores falhas é não ter controle dos gastos. Dessa forma, colocar na ponta do lápis ou num aplicativo de gerenciamento de finanças todas as despesas é uma forma inteligente de administrar seu dinheiro. 

Com essa iniciativa, será possível separar quais são os gastos fixos e variáveis e inclusive saber se os gastos estão alinhados corretamente à renda percebida. 

5. Invista o dinheiro 

Por fim, para fazer o dinheiro render a forma mais recomendada pelos especialistas em educação financeira é investi-lo. Afinal, deixá-lo no banco ou debaixo do colchão não oferecerá rentabilidade. Hoje em dia existem diversas opções para os mais diferentes tipos de pessoas.

No mercado financeiro é possível encontrar alternativas de investimento para pessoas mais inseguras e que tenham medo de aplicar seu dinheiro, como para aquelas que toleram risco.

Leia mais: 7 estratégias de investimento para se preparar para mercados em baixa