e-Identidade: Como baixar aplicativo para ter a carteira de identidade no celular

ANÚNCIO

Há, em especial, dois grandes motivos para não se andar com a Carteira de Identidade em mãos. O primeiro é que muitas pessoas não portam o RG por receio de serem assaltadas, furtadas ou de perdê-lo de alguma forma.

Já o segundo motivo é por simplesmente ter esquecido em casa, por pressa ou porque tirou da carteira e esqueceu de colocar novamente. Uma solução para este tipo de impasse pode ser o e-Identidade, a Carteira de Identidade Digital.

ANÚNCIO

Atualmente apenas  DF e outros 11 estados brasileiros já aderiram ao App, apesar de que a emissão da Carteira Digital passará a ser obrigatória. O governo já alterou o prazo para a adesão a e-Identidade por duas vezes, passando agora para março de 2021.

Polícia Civil lança e-Identidade nesta segunda (12) - Jornal de Brasília
Fonte: reprodução/internet

Visando a instrução de como baixar o App para ter a carteira de identidade no celular, traremos neste artigo quais os estados que já aderiram à e-Identidade, além do passo a passo para aprender a baixar o aplicativo.

Conheça o aplicativo e-Identidade

É importante frisar é necessário buscar informações oficiais sobre o nome do aplicativo de cada estado, pois também existem alguns Apps de identidade que não foram criados pelos órgãos do governo. O App e-Identidade é do governo, e portanto o mais seguro para adicionar os seus dados.

ANÚNCIO

Como a identidade digital é utilizada por diversos estados,  cada estado possui o seu próprio App. Por exemplo, o do Distrito Federal possui na imagem de ícone o brasão da Polícia Federal do Distrito Federal (PCDF). Portanto é necessário certo cuidado para não baixar o App incorreto.

Vantagens de instalar o aplicativo

Será importante baixar o aplicativo, pois há obrigatoriedade na adoção do novo modelo de carteira de identidade digital até o prazo estipulado. Uma vantagem é que os cidadãos poderão colocar seu nome civil, sem necessidade de alterá-lo no registro civil.

Outra vantagem em instalar a e-Identidade, é a possibilidade de acrescentar outros 12 documentos além do RG. Confira abaixo a lista com todos esses documentos:

ANÚNCIO
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho e Certificado Militar
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • CPF e Documento de Identidade Profissional
  • Documento Nacional de Identificação (DNI)
  • Carteira Nacional de Saúde
  • NIS/PIS/Pasep
  • Tipo sanguíneo e Fator RH

Passo a passo de como instalar o e-Identidade

Primeiro, vale lembrar que nem todos os estados aderiram ainda à nova carteira digital. Os estados que possuem a e-Identidade são: Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Atente-se também que só consegue baixar o app as pessoas que tiveram suas identidades emitidas a partir de julho de 2018. Para baixar o App não é difícil. Caso você viva em um dos estados, que já aderiram à e-digital, listados acima, o primeiro passo é, como já foi dito, encontrar o aplicativo criado pelo órgão responsável pelos RGs no seu estado.

Depois abra a sua loja de aplicativos, busque pelo App e clique em instalar. Após concluída a instalação, você deverá abrir o aplicativo e preencher com todos os dados que forem solicitados.

Jornal Somos - Governo de Goiás lança Carteira de Identidade Digital
Fonte: reprodução/internet

Para tanto será necessário que você esteja com a sua identidade em mão, pois será necessário, por exemplo, um código no verso da identidade, e outros dados que não são utilizados com frequência. Pronto, depois disso basta utilizar a carteira normalmente, pois ela é tão válida quanto a física.

ANÚNCIO