Dólar – Fluxo cambial fecha negativo em julho

ANÚNCIO

O Banco Central informou que o fluxo cambial operou negativo em 15,818 bilhões de dólares, considerando o período entre janeiro e julho. 

De acordo com a instituição, a pandemia fez com que o Dólar tivesse um volume de saída desproporcional à entrada de recursos no país, ocasionando no resultado desfavorável na movimentação de câmbio. 

ANÚNCIO

Este dado foi significativamente menor que o apresentado mesmo período do ano passado, com vazão de 2,209 bilhões de dólares. 

Dólar - Fluxo cambial fecha negativo em julho
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

 Entenda o que gerou a intensificação na procura pelo dólar.

ANÚNCIO

Saída líquida entre janeiro e julho

Segundo dados do Banco Central, a saída líquida da moeda americana foi de 43,164 dólares até 31 de julho deste ano. 

Este valor é consequência dos aportes financeiros no montante de 296,728 bilhões de dólares e envios de 339,992 bilhões de dólares para outros países. 

Operações como investimentos feitos fora do Brasil por meio de carteira de aplicações ou emprego direto de capital, pagamento de taxas de juros e remessa de lucro para o exterior levaram ao atual resultado do fluxo financeiro. 

ANÚNCIO

No comércio internacional, os números foram positivos com volume acumulado em 27,346 bilhões de dólares, compostos por 118,530 bilhões de dólares em exportação e 1,184 bilhões de dólares em importação. 

Estão inclusos nas operações de importação:

  • Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC): 16, 873 bilhões de dólares
  • Pagamento antecipado (PA): 42,645 bilhões
  • Demais entradas: 59,012 bilhões

Dados do BC – movimentação cambial em julho

  • Fluxo cambial negativo de 3,282 bilhões de dólares
  • Canal financeiro: saída líquida de 5,020 bilhões
  • Aportes financeiros 33,262 bilhões de dólares
  • Retiradas: 38,281 bilhões
Dólar - Fluxo cambial fecha negativo em julho
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

No exterior, o comércio indicou dados positivos no mês de julho, registrando 1,739 bilhão de reais. As operações de importação e exportação tiveram saldo de 12,910 bilhões de dólares e 14,648 bilhões, respectivamente. 

  • Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC): 1,418 bilhão
  • Pagamento Antecipado (PA): 4,612 bilhões
  • Demais entradas: 8,618 bilhões

Investidores buscam solidez e segurança 

O fluxo cambial negativo está diretamente ligado à pandemia. Com o cenário de instabilidade, os investidores vêm buscando investir seu dinheiro em ativos que apresentem mais solidez e segurança.

Logo, o Dólar se tornou o porto seguro para muitos gestores que intensificaram o envio da moeda americana para outros países como forma de proteger seus investimentos. 

Este movimento se intensificou nos meses de março e abril, período que marcou a adoção das medidas de isolamento social.  

Cotação do Dólar no dia

Com o corte de 0,25 ponto da taxa básica de juros, Taxa Selic, a moeda americana começou o dia operando em alta, nesta quinta-feira (6). 

O dólar foi cotado a 5,3365 reais, às 14h10, avançando em 0,83%. 

ANÚNCIO