Dicas para formar líderes de sucesso em negócio familiar

ANÚNCIO

Algumas pessoas acreditam que ter o seu próprio negócio é algo simples e que pode ser feito sem uma mínima preparação. Porém, com o passar dos anos, esse conceito de gestão amadora tem caído cada vez mais em desuso.

O mercado de trabalho atual tem mostrado como uma boa administração do seu empreendimento e do seu pessoal pode trazer benefícios múltiplos às empresa. A verdade é que o segredo do sucesso está na coisa mais óbvia, mas ignorada por muitos: relacionamento.

ANÚNCIO

No entanto, não são todas as pessoas que desenvolvem essa habilidade. É uma característica essencial de grandes líderes, o que é diferente de chefe. A liderança tem como base de sua gestão a diplomacia, vamos entender mais sobre isso no decorrer deste texto.

Dicas para formar líderes de sucesso em negócio familiar
Fonte:(reprodução/internet)

Dicas para formar líderes de sucesso em negócio familiar. Saiba como desenvolver uma habilidade que fará toda a diferença não só em empreendimentos familiares, mas como quaisquer outros.

Importância da liderança

Hoje em dia, se você parar para analisar, as empresas tendem a ter um maior desenvolvimento com a presença de um líder, não de um chefe. Apesar da necessidade de um cargo hierarquicamente superior, as características da liderança são diferentes das de chefia.

ANÚNCIO

O perfil de patrão que só cobra, pressiona e impõe está cada vez mais em desuso. Isto porque foi notada que este tipo de abordagem reflete negativamente nos funcionários, resultando em  negatividade e desmotivação.

A atuação do líder é baseada em relacionamento, enxergando o seu pessoal não como empregado, mas como colaboradores. A pessoa que ocupa este cargo trabalha com a equipe, motivando-a e extraindo dela o trabalho em coletividade.

Além de valorizar cada pessoa como indivíduo que agrega valor à empresa. Mas como desenvolver tantas características positivas? Vamos falar isso no decorrer do texto. Esta é uma habilidade que pode ser adquirida independente da idade, basta ser bem trabalhada.

ANÚNCIO

Treinando líderes

Muita gente acha que por ter negócios em família, a gestão pode ser feita de forma relaxada. Mal sabem que isso pode levar o fracasso do seu empreendimento. É fundamental para a saúde da sua empresa administrar sua equipe e desenvolver nela novas habilidades.

A formação de líderes no seu time pode ser a chave do sucesso, treinando pessoas para se tornarem pró ativas e solucionadores de problemas. Trouxemos algumas dicas para facilitar este processo. Vejamos:

Dica 1: Descubra perfis promissores. Nem sempre a pessoa que está trabalhando na sua equipe é um colaborador pronto para liderar. Pelo contrário, raramente ele é. Mas encontrar nele traços que o faz ser um líder em potencial.

Para facilitar este processo, note alguma das características que compõem o perfil de um integrante promissor. Segundo a Forbes Brasil são elas: determinação, insight, curiosidade e engajamento.

A avaliação desses quatro pontos devem ser feita separadamente e analisar quais são os membros do time que possuem maior propensão para a nova habilidade. Essa etapa é essencial para o recrutamento e treinamento  do seu colaborador.

Dica 2: Elabora uma estratégia. Cada indivíduo possui suas peculiaridades, logo não é possível aplicar o mesmo treinamento para todos. É necessário montar uma tática para o desenvolvimento de cada membro.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a característica forte de cada um deles. Isso irá determinar qual será o processo de formação. Promova também o autoconhecimento em sua equipe, isso ajudará a colocá-los em funções estratégicas na empresa.

Dicas para formar líderes de sucesso em negócio familiar
Fonte:(reprodução/internet)

Dica 3: Feedback constante. Esteja em contato direto com seus colaboradores e futuros líderes. As respostas deles é vital para o crescimento da empresa e satisfação do time. Colaboradores motivados e otimistas é sinônimo de bom desempenho do negócio.

O feedback é necessário para realçar o que tem funcionado ou ajustar o que não está indo bem. Isso faz com que cada indivíduo participe ativamente da empresa e se sinta verdadeiramente parte dela.

Dica 4: Terceiro envolvido. Em negócios familiares, o recomendado é não ser um integrante da família a fazer o processo de descoberta de potenciais e treinamentos. É necessário ter maior sensibilidade neste ambiente, para não comprometer o relacionamento.

Um terceiro imparcial é o ideal para as atribuições citadas, até que aconteça o amadurecimento deste negócio. É muito importante que os papéis estejam claros neste tipo de empreendimento, para que não ocorra desentendimentos e frustrações.

Características que precisam ser desenvolvidas

É totalmente normal precisarmos desenvolver habilidades no decorrer da vida. Aliás, é indispensável não permanecermos os mesmos, novos projetos e sonhos requer de nós mudança de energia e obtenção de outras capacidades.

Na liderança isso funciona da mesma forma, as pessoas não nascem treinadas para liderar. Claro que, existem casos de indivíduos que vem ao mundo com traços potenciais, mas a maioria precisa desenvolver certas características. Separamos as mais importantes:

Senso de prioridade

Saber identificar a natureza de urgência é essencial para um bom líder. Isto porque ele sabe qual demanda irá requerer mais energia e trabalho. De acordo com o site Rock Content, é importante desenvolver uma boa leitura de suas prioridades e focar no que é importante.

Não permitir que seus colaboradores percam tempo é evitar frustrações futuras. Isso requer organização e uma boa compreensão das atividades da sua empresa familiar. Não mine a motivação da sua equipe.

Dicas para formar líderes de sucesso em negócio familiar
Fonte:(reprodução/internet)

Diplomacia

Um líder de sucesso precisa saber relacionar-se com as pessoas e fazer isso de forma sincera. Aqui está a diferença entre liderança e chefia. O chefe tem interesse apenas no que quer, o líder tem interesse no outro, sabendo ouvir e dar atenção.

Motivar o trabalho em equipe

Esta habilidade é muito preciosa, pois saber despertar em cada membro a coletividade, o que é essencial para o crescimento dos profissionais. O bom desempenho reflete na performance da empresa, pois ela se tornará um lugar o qual as pessoas queiram trabalhar.

A unidade é que traz a força à equipe. Saber a importância do indivíduo é essencial e promover a colaboração e integração de cada um é vital. Um negócio dividido não alcança bons resultados.

Agregar valor

Por fim, certifique-se de que suas lideranças levem conhecimento ao restante dos colaboradores. O bom líder é aquele que compartilha suas ideias e o seu conhecimento. Uma gestão egoísta dificulta o crescimento e desenvolvimento do time.

Com a aplicação dessas dicas, o seu negócio familiar poderá crescer e chegar a um novo nível. Lembre-se de criar um ambiente de comprometimento entre os participantes. Afinal, todos devem estar aliançados no progresso do empreendimento.

ANÚNCIO