Bond Ladder: estratégia de investimento em tempos de crise

ANÚNCIO

É inegável que o tempo de recessão chegou não só no Brasil, como no mundo todo. A pandemia causou gravíssimos impactos à economia e a população tem sentido isso diretamente.

Além de toda a adaptação que este momento nos trouxe, talvez seja hora de avaliar novos horizontes e possibilidades de investimentos. De fato, o controle da situação não está em nossas mãos, mas ainda existem alternativas para mudar o destino da nossa vida financeira.

ANÚNCIO

Quem acompanha de perto as notícias sobre mercado financeiro sabe que existem maneiras de criar um capital defensivo, e se preparar para momentos como este. Atualmente, alguns investidores têm relatado formas de aplicação de renda para resistir ao tempo de escassez.

Bond Ladder: estratégia de investimento em tempos de crise
Fonte:(reprodução/internet)

Já ouviu falar em Bond Ladder? Conheça o investimento que tem ajudado as pessoas em tempos de crise. Saiba como isso funciona e porque ele pode ser uma grande ferramenta na atualidade.

O que é Bond Ladder?

Bond Ladder é um termo em inglês que significa Escada de Títulos ou Escada de Ligação. Se você conhece os termos utilizados no mercado financeiro, sabe que adquirir títulos pode ser uma boa alternativa para investir o seu dinheiro.

ANÚNCIO

Antes de qualquer explicação sobre essa ferramenta, é válido lembrar que ela é aplicável para pessoas que já possuem um portfólio de carteiras de investimentos. O que isso significa? Quer dizer que uma pessoa aplicou seu capital em vários ativos.

A escada de títulos é ideal para quem tem o intuito de retirar alguma parte do valor do seu portfólio. Aliás, é para isso que serve o investimento, certo? Obter lucros para que futuramente você possa usufruir de boa fração deles.

Então, as pessoas que planejam aposentar, colocar os filhos na faculdade ou comprar um imóvel com uma data definida, este recurso pode ser uma boa opção. No entanto, é necessário conhecer bem a Escada de Títulos e saber como funciona.

ANÚNCIO

Como funciona?

O intuito de fazer o investimento em escadas é adquirir títulos que tenham valor e data de vencimento pré estabelecidos. Isso é necessário para que o investidor conte com a quantia exata na data prevista. Pois ao que tudo indica, esse dinheiro já tem uma destinação específica.

Isso significa que você poderá contar com esse valor para cobrir seus futuros custos. Esta forma de capitalização é uma das mais seguras, pois o emissor dos títulos tem uma obrigação financeira com o investidor.

E mais, os impactos de uma crise financeira são infinitamente menores em aplicações como estas. Pois o valor do título e o seu devido pagamento não oscilam conforme o estado econômico do país.

Logo, esta pode ser uma ótima alternativa de investimento em tempos de crise. No entanto, não é tão simples. É preciso cumprir algumas etapas para começar a montar sua escada. Vejamos:

Passo 1. Será necessário determinar a quantia que você irá retirar por mês no seu portfólio, para cobrir seu custo de vida. Por exemplo,  o seu planejamento é de retirar R$3.000 da sua carteira investimento por mês.

Então precisará construir uma escada de títulos que gere o mesmo valor mensalmente. Ou seja, o seu investimento por mês em títulos será de 3 mil reais. Também é possível aplicar mais que isso, pensando em eventuais inflações.

Bond Ladder: estratégia de investimento em tempos de crise
Fonte:(reprodução/internet)

Passo 2. Decida quando irá requerer o valor investido. Essa parte é fundamental, pois para ter o retorno financeiro que deseja é necessário criar uma escada à longo prazo. Diferente do que ocorre no investimento em ações. Onde a lucratividade pode ser maior e em menos tempo.

No entanto, os benefícios das ações são menores pois podem ocorrer imprevisibilidades e riscos gigantescos. O que não ocorre na compra de títulos. O ideal é pensar em uma escada com 7 anos. Isto é, seus lucros só poderão ser retirados depois deste período.

Passo 3. Escolha o risco que deseja correr: Mencionamos que os títulos são mais seguros que ações. Entretanto, existem nos mercados títulos que possuem classificação mais baixa, mas que oferecem um maior rendimento. Porém também têm maior risco de inadimplência.

Já os títulos que oferecem menos riscos, possuem um valor mais alto. No entanto, a chance do dinheiro estar disponível é maior. Isso é interessante para pessoas que visam se aposentar, por exemplo. Elas terão uma garantia efetiva de que quando precisarem do dinheiro, poderão utilizar.

Passo 4. Gerencie sua escada de ligação: É importante atentar-se à validade dos seus títulos. Pois de acordo com o vencimento, seus investimentos vão diminuindo. O ideal é estar preenchendo as lacunas com novos títulos.

Por que pode ser um bom investimento na crise?

De acordo com o site Fool.com , página especializada em mercado financeiro, construir uma Escada de Títulos pode ser a melhor forma de investimento para ajudar em tempos de crise. O motivo principal é a obrigação do pagamento.

Diferente do que ocorre com compra de ações, os títulos possuem uma natureza obrigatória. Ou seja, o retorno financeiro dele deve acontecer independente do cenário econômico do país.

Bond Ladder: estratégia de investimento em tempos de crise
Fonte:(reprodução/internet)

Alguns investidores relatam que se a aplicação do dinheiro não tivesse acontecido antes da pandemia, não teriam outras fontes financeiras para recorrer. Mais uma vez comparando com a compra de ações, no atual cenário, a desvalorização delas tende a acontecer.

Suponhamos que você se encaixe no índice de desemprego que assolou o país recentemente. Caso tenha feito o seu pé de meia com a Escada de Títulos, os valores já poderiam estar sendo úteis em momentos como este.

Ainda é possível recorrer a esta ferramenta. O site Valor Investe, informou que os títulos do Tesouro Nacional mostraram-se estáveis no último mês. Parece ser uma boa hora para investir nestes produtos. Pois estão apresentando taxas menores e sem oscilação no mercado.

Recomendamos que procure por profissionais que te instruam neste processo. Pode ser um ótimo momento para investir. Construir sua Escada de Investimentos pode ser uma saída perfeita de uma eventual escassez. Cuide para que o seu orçamento não sofra imprevistos.

ANÚNCIO