Esgotamento no trabalho – Dicas para melhorar seu rendimento

ANÚNCIO

A rotina acelerada do trabalho e o estresse do dia a dia juntos podem causar a sensação de esgotamento, levando até mesmo ao estafa mental. O acúmulo de carga emocional pode gerar problemas não só para o psicológico, mas também para a vida profissional.

A verdade é que ao se sentir esgotado, as atividades do trabalho podem ser comprometidas fazendo com que o funcionário apresente mais erros nas demandas e perca a produtividade em seus serviços.

ANÚNCIO

De acordo com o especialista em liderança Mark Murphy, um dos principais responsáveis pelo esgotamento dos profissionais é o sentimento de que trabalhou por horas e que, apesar disso, não realizou nada dentro deste período.

Confira dicas de como acabar com o esgotamento no trabalho
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja quais estratégias podem ser eficientes para melhorar a produtividade no trabalho.

Prevenindo o esgotamento profissional

Muitas pessoas atrelam o trabalho árduo por um longo período de tempo à produtividade. Mas, a realidade é que desempenhar as atividades por muitas horas não significa lograr êxito profissional. Na verdade, é sinônimo de descontentamento.

ANÚNCIO

Existem fatores que impactam negativamente a carreira de um profissional que é o estresse crônico, a realização de demandas fora do horário destinado para o trabalho e a falta de organização na agenda, como informou a Forbes Brasil.

Para Mark Murphy, é comum se deparar com profissionais que apresentem a sensação de improdutividade e descontentamento com o trabalho, o que está diretamente ligado a sobrecarga emocional.

Segundo pesquisa online sobre habilidades e gerenciamento de tempo feita pelo especialista, dois terços dos entrevistados se questionam sobre ter realizado ou não algo relevante no trabalho durante o dia.

ANÚNCIO

Os gestores têm um papel fundamental para desenvolver a técnica ensinada pelo especialista, que é:

  • promover a reflexão individual de cada colaborador sobre quais coisas precisam ser feitas para que os resultados correspondam às expectativas do dia.

Confira dicas de como acabar com o esgotamento no trabalho
Fonte: (Reprodução/Internet)

Existem 45% de chance extra de sucesso para os funcionários que planejam sua atividade na empresa e que traçam objetivos diários. Logo, além de formular metas para alcançar o que deseja, ter um planejamento é uma ferramenta importante, conforme o profissional.

Para Mark, estas iniciativas irão tornar o colaborador consciente das atividades gerando foco no meio do trabalho levando-o para o fim almejado. Esse processo funciona por meio da canalização de energia e reabastecimento das reservas emocionais.

Locus de controle interno

Com base no estudo feito pelo também professor Mark Murphy, somente 17% entrevistados indicaram ter o locus de controle interno, enquanto 29% apresentaram locus de controle externo, ou seja, atribuem seus resultados ao mundo externo.

Os profissionais que possuem o locus de controle interno são 136% mais felizes na vida profissional, o que está vinculado ao cumprimento gradual das tarefas estabelecidas para o dia. Isto faz com que a exaustão mental e emocional sejam reduzidas trazendo o sentimento de satisfação, ainda que o dia tenha sido cansativo.

O especialista em liderança afirmou que avaliar diariamente o caminho que precisará ser percorrido para ter os resultados visados desperta o locus de controle interno. Isto é, desenvolver a auto responsabilização do sucesso ou fracasso adquiridos no decorrer da vida.

ANÚNCIO