Comprar dólar é um bom investimento? Confira

ANÚNCIO

Investidores têm procurado maneiras de empregar o seu dinheiro de forma segura devido à crise econômica. Em outros tempos, profissionais da área falariam com muita propriedade que comprar dólar é um bom investimento.

No entanto, com a moeda americana atingindo cotações estratosféricas, talvez as recomendações possam ser outras. Ainda assim, este ativo está presente na carteira de aplicações de muitas pessoas.

ANÚNCIO

O melhor momento para avaliar as possibilidades é agora. Com um bom desempenho no mercado financeiro em tempos como este, você estará pronto para outros imprevistos que por ventura vierem.

dólar
Foto: Reprodução/internet

Será que comprar dólar é um bom investimento em tempos de escassez econômica? Vamos abordar sobre este assunto aqui. E mais, iremos falar sobre outros ativos que podem ser boas alternativas para começar suas aplicações.

Ouro no mercado financeiro

Algumas pessoas se espantam com a possibilidade de empregar o seu dinheiro em ouro. Na cabeça de muitos passa que é um bem ultrapassado para os negócios no mercado. No entanto, isso não é uma informação que procede.

ANÚNCIO

Os profissionais da área de finanças alegam que o ouro é um bom ativo para fazer a preservação do seu capital. Com resultados obtidos com essas aplicações também é possível possuir boa lucratividade a médio e longo prazo.

A verdade é que o giro de capital com ouro movimenta bilhões de dólares todos os anos. Este mercado tem muita procura em países que já possuem a cultura de investir em ações e fundos. No Brasil, essa modalidade não é tão comum. E pouco conhecida pelos brasileiros.

O público do país tende a ser mais conservador com o dinheiro. Busca colocar seu capital em portfólios com ativos de renda fixa. Os quais aqui, ainda possuem uma boa rentabilidade. Diferente do que ocorre em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos.

ANÚNCIO
Comprar dólar é um bom investimento? Confira
Foto: Reprodução/internet

Os investimentos que mais geram lucros de forma disparada são os de renda variável. O que ocorre em lugares com economia mais estável é que caso passem por uma eventual crise, seus investidores tendem a voltar seus recursos para o ouro.

Como por exemplo, fundos e contratos de ouro. O que pode não ser tão interessante para países como nosso que possuem a tradição de se interessar mais por investimentos com rendas fixas. Pois são operações que costumam ser documentadas e oferecidas por bancos conhecidos.

O que pouca gente conhece são os mini contratos de ouro. Os preços desse ativo são estabelecidos pelo comércio internacional, é similar aos contratos como os de petróleo e gado. A vantagem é que se trata de um dos investimentos de renda variável mais seguros do mercado.

Moeda americana nas operações

Fizemos alguns apontamentos em relação ao ouro, pois normalmente o público que investe neste, também investe em dólar. Inclusive, as variações da moeda americana influenciam na cotação do metal.

O atual valor do dólar é de R$5,21. No entanto sabemos que esse registro pode mudar a qualquer momento. De acordo com o Valor Investe , o boletim Focus do Banco Central anunciou que a moeda deve fechar com a cotação alta de R$5,40 em dezembro de 2020.

Fatores que corroboram para a alteração significa deste índice é a crise causada pela pandemia e os reflexos econômicos decorridos da guerra comercial entre China e EUA. Ou seja, o cenário do mercado é sensível aos acontecimentos mundiais.

Comprar dólar é um bom investimento? Confira
Foto: Reprodução/internet

É preciso estar ciente do apontamento acima. Pois mexer com bolsa e investimentos significa estar preparado para grandes aventuras e inconstâncias. As coisas mudam a todo o momento. Mas questão é vale a pena utilizar o dólar para prevenir minha carteira? 

Quando falamos em carteira, nos referimos sua cesta de investimentos. Se você tem uma grandes aplicações na bolsa, isto é, em renda variáveis é recomendado empregar seu capital em ativos que possibilitem o equilíbrio dos riscos.

Suponhamos que boa porcentagem dos seus recursos estejam empregados em ações e consequentemente, elas foram desvalorizadas. Com ativos como ouro e dólar, essa queda pode ser controlada. Isso vai depender também do seu perfil de investidor.

Outro fator relevante, é o que as assessorias e gerenciadores te aconselham. Por isso, é importante estar em contato com pessoas que entendem de mercado financeiro. Com estes serviços o interessado pode ser uma carteira recomendada.

Dólar é um bom investimento na crise?

Muita gente pensa que o aumento ou diminuição da valorização do dólar é o fator principal que determina se é ruim ou bom investimento. O fato é que a moeda americana é extremamente forte, sendo ela com alta cotação ou não.

E pelo fato de ser um dos ativos financeiros que servem para defender sua coleção de investimento, então o recomendado é ter alguma porcentagem dele nas suas opções de investimentos. De acordo com o site seudinheiro, é atrativo ter o dólar no seu portfólio.

Isso ocorre porque mais de 50% do mundo utiliza a moeda para a comercialização. Sem contar que a diversificação das aplicações do seu capital é indispensável. É uma medida de prevenção contra queda e perda do seu dinheiro.

Outra dica, é fazer a devida distribuição dos seus ativos de rendas fixas e variáveis. Por exemplo, empregar seu capital em ações, títulos imobiliários, dólar e ouro. Esse jogo de cintura pode trazer maior segurança para suas finanças.

Dito isso, é válido ressaltar a imprevisibilidade econômica, mas o mercado americano ainda sim continua sendo uma potência. Ou seja, ainda sim é mais confiável esperar por estabilidade dos investimentos oriundos do exterior do que os do mercado brasileiro.

ANÚNCIO