CNH Digital: como evitar multas

ANÚNCIO

Com o meio digital tomando cada vez mais protagonismo nos dias atuais. Se tornou comum vermos serviços tradicionais migrando para a tela do nosso celular, como os aplicativos de bancos e a Netflix, trazendo o cinema para sua casa.

Cada vez mais áreas vão se adaptando à nova realidade digital, buscando melhorar seus produtos e tornar o processo mais prático para seus clientes. Um dos serviços mais recentes a aderir ao meio digital foi o das carteiras de habilitação.

ANÚNCIO

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitas jovens. Aos que já obtiveram essa conquista, saiba que agora já existe uma CNH digital, que te permite até mesmo evitar multas indevidas de maneira prática e rápida.

CNH Digital: Como evitar multas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quer aprender a evitar multas com a CNH digital? Continue por aqui para poder ficar ciente dessa nova funcionalidade do serviço.

Funcionalidades do app CNH Digital

Além da praticidade que a carteira digital traz para seu o dia a dia, trazendo seu documento para o celular, também é possível usufruir de algumas funcionalidades interessantes na plataforma.

ANÚNCIO

Uma delas é a possibilidade de ver os lançamentos de multa dentro do app. Além disso, o aplicativo te notifica sobre possíveis datas de vencimento e agora conta com uma funcionalidade especial que te ajuda a evitar multas indesejadas.

Outro ponto a se destacar no app são as notificações de recall, onde o aplicativo te envia recados sobre possíveis reparos a serem feitos no seu automóvel, diminuindo os riscos de acidente no trânsito.

Passo a passo para cadastrar a CNH Digital

A CNH digital está disponível para todos aqueles que já tenham uma carteira de habilitação válida. A adesão aos serviços é gratuita e pode ser realizada após algunas instruções.

ANÚNCIO

O primeiro passo é baixar o app Carteira Digital de Trânsito na loja do seu smartphone e faça o cadastramento com alguns de seus dados pessoais. Feito isso, você receberá um link no seu e-mail.

Basta clicar no link citado para poder ativar o seu acesso à plataforma. Posteriormente, é só fazer o login com os dados e clique em “Adicionar documento”. Depois, escolher entre as  seguintes opções:

  • Pelo celular (opção mais indicada);
  • Com certificado digital ou Sem certificado (se escolher essa opção terá que ir presencialmente até o Detran).

Dica importante

Por fim, concluído o tutorial acima, basta validar o acesso e informar o seu número de telefone para ter acesso ao documento. Para fazer o download do app, basta dirigir-se ao Google Play ou à Apple Store.

Como evitar multas

Muitas vezes acabamos emprestando nosso carro para conhecidos próximos, a fim de facilitar a locomoção deles. No entanto, também se tornou comum que durante esse empréstimo incidam algumas multas de trânsito.

As multas sempre serão pontuadas na carteira do proprietário do veículo. Porém, através do aplicativo da CNH digital será possível transferir a multa para quem de fato a provocou.

O processo pode ser realizado através do site do Denatran, ou pelo aplicativo, ambos serão feitos da mesma maneira. Mas, para transferir a multa para o condutor do veículo no ato da infração será necessário que ele tenha o app Carteira Digital de Trânsito instalado no celular. Veja no próximo tópico mais informações.

Como cadastrar o condutor

Vale lembrar que o processo é o mesmo para quem tem o aplicativo e para quem vai fazer a transferência de multa através do site. Caso opte pelo portal do Denatran, vamos ao seguinte passo a passo:

  • Dirija-se à opção “Meus veículos” na plataforma;
  • Caso esteja no site, é necessário fazer o login utilizando seus dados. Após isso, selecione o veículo que deseja cadastrar o motorista;
  • Adicione os dados de quem receberá a multa e pronto. Ele receberá um e-mail com um link para confirmar o recebimento e efetuar o pagamento.
ANÚNCIO