China determina o fechamento de consulado americano em Chengdu em resposta a Trump

ANÚNCIO

Após os Estados Unidos terem ordenado o fechamento da representação diplomática da China em Houston, o representante do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Webin, garantiu que responderia à ação de Trump.

Nesta sexta-feira (24), como forma de retaliação, a China determinou o encerramento das atividades do consulado americano em Chengdu. O governo chinês afirmou que esta reação foi motivada, em suas palavras, pelas medidas irracionais adotadas pelos EUA.

ANÚNCIO

Webin declarou que o fechamento do consulado da China no Texas foi uma tomada de decisão unilateral, e que este é mais um posicionamento das medidas do governo Trump contra os chineses.

China determina o fechamento de consulado americano em Chengdu em resposta a Trump
Fonte: (Reprodução/Internet)

Acompanhe as últimas notícias sobre a tensão entre China e EUA.

Resposta à determinação do governo Trump

Em pronunciamento à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores da China informou a ordem de encerramento das atividades diplomáticas dos EUA em Chengdu, cidade situada ao sudoeste do país asiático.

ANÚNCIO

O representante do Ministério não mencionou as alegações de espionagem feitas pelo Departamento de Estado americano, justificativas do governo para fechar o consulado em Houston.

Segundo o portal G1, os altos funcionários chineses tinham até 72 horas para fechar o consulado no Texas, e a retaliação da China foi comunicada pouco tempo antes de finalizar este prazo.

Atualmente os Estados Unidos possuem seis representações diplomáticas na China, sendo uma embaixada na capital, Pequim, e quatro consulados em Wuhan, Shenyang, Xangai, Chengdu e Cantão.

ANÚNCIO

China determina o fechamento de consulado americano em Chengdu em resposta a Trump
Fonte: (Reprodução/Internet)

Jogada estratégica dos chineses

O fechamento do posto escolhido pelos chineses foi considerado como uma jogada estratégica, tendo em vista que o consulado abrange região industrial de forte comércio na China. A imprensa norte-americana especulou que o encerramento ocorreria na representação dos EUA em Wuhan.

No entanto, as atividades deste local na cidade chinesa já estavam reduzidas em razão do isolamento social. Ainda, não é sabido qual prazo que o governo Trump possui para realizar a suspensão de sua diplomacia em Chengdu.

ANÚNCIO