China bate novo recorde de importação de soja brasileira em junho

ANÚNCIO

Recentemente, a China divulgou dados de suas operações comerciais que indicaram crescimento nas importações da soja brasileira em junho. Segundo o relatório, o aumento na demanda foi impulsionada pela retomada da produção asiática de carne suína.

Os chineses são os maiores compradores deste grão no mundo, importando em torno de 10,51 milhões de toneladas do Brasil no mês anterior. A compra foi 91% maior que a registrada em 2019, com 5,5 milhões.

ANÚNCIO

Os Estados Unidos vinha sendo o líder global na exportação de soja, no entanto, fechou o primeiro bimestre atrás do Brasil, que retomou o posto com a produção de 119,9 milhões de toneladas, resultando em 5,6% superior ao registrado ano passado.

China bate novo recorde de importação de soja brasileira em junho
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja os dados recentes da produção de soja no país no final do primeiro semestre de 2020.

Importação de soja superior a 11 milhões de toneladas

De acordo com o relatório da Administração Geral das Alfândegas, a China importou do Brasil mais de 11 milhões de toneladas de soja atingindo o novo recorde dessa atividade comercial, no mês de junho.

ANÚNCIO

O crescimento dessa operação foi gerado pelo barateamento no valor do grão ocasionado por fatores climáticos, que favoreceram as exportações brasileiras. O volume de produção foi maior que o obtido em maio, com crescimento de 18,6% e 8,86 milhões de toneladas.

Por outro lado, os Estados Unidos, que era o maior exportador do grão para a China, teve recuo de 56,5% nas operações com o chineses registrando 267 mil toneladas. Quando comparado ao mês de maio, a queda foi de 45,6%.

China bate novo recorde de importação de soja brasileira em junho
Fonte: (Reprodução/Internet)

A reserva brasileira de soja também cresceu, no último mês, atingindo mais de 1 milhão de toneladas. Em abril, o acumulado foi de 139 mil toneladas. Na china, o estoque é de 7,39 milhões de toneladas, o maior volume adquirido desde 2018.

ANÚNCIO

Região brasileira que mais exportou o grão

O estado do Paraná registrou aumento de 60% na safra do primeiro semestre. A região exportou em torno de 9,2 milhões de toneladas de soja tendo como principal importadora a China, que representa cerca de 90% dos compradores do grão do país, conforme o G1.

ANÚNCIO