CEO do Deliveroo agradece competição no mercado de entregas por aplicativo

ANÚNCIO

Will Shu, co-fundador e chefe-executivo do aplicativo de entrega de comida Deliveroo, disse na terça-feira que agradece qualquer competição, depois que dois ex-entregadores montaram um serviço rival com tarifas mais baixas para restaurantes.

O Norwich Urban Collective foi fundado há oito meses por Maryanne Moles e Samantha Woodhouse, que acreditam que Deliveroo e UberEats (UBER) cobram muito dos restaurantes. Ao contrário do Deliveroo e de outros aplicativos de entrega, não cobram nenhuma comissão sobre os pedidos.

ANÚNCIO

De acordo com o jornal britânico The Sunday Times, a pequena startup tem 15 entregadores distribuindo comida na cidade inglesa de Norwich para 12 restaurantes, incluindo o Grosvenor Fish Bar e Churros for the People. Eles afirmam ter feito mais de 5.000 pedidos desde o lançamento.

CEO do Deliveroo agradece competição no mercado de entregas por aplicativo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Deliveroo planeja expandir seus negócios em 2021

Novo aplicativo de entrega em Londres promete melhores taxas

“Sempre recebemos bem a competição”, disse Shu na terça-feira (7), quando foi questionado se iniciativas como o Norwich Urban Collective provavelmente se tornariam um fenômeno. “Se houver mais inovações no setor, isso é sempre bom para os entregadores, restaurantes e consumidores.” completou.

ANÚNCIO

A Deliveroo foi criticada por donos de restaurantes por cobrar comissão demais em pedidos feitos por meio de seu aplicativo, com taxas de 37,5%. Em vez de cobrar comissão de restaurantes, o Norwich Urban Collective cobra uma taxa de serviços de 50 pence (R$ 3,41).

Os clientes são cobrados com uma taxa de entrega fixa de £ 5 por pedido quando usam o Norwich Urban Collective. Enquanto isso, a Deliveroo cobra dos clientes uma taxa de entrega de até £ 4,50, mas às vezes pode ser gratuita, enquanto a “taxa de serviço” é de cerca de 50 pence.

“Depois de ver as principais plataformas de entrega arrancar dos restaurantes 30% e pagar aos entregadores pouquíssimo, sabíamos que poderíamos oferecer um serviço melhor e deixar o restaurante ficar com 100% da conta da alimentação”, escreveu o Norwich Urban Collective em seu site.

ANÚNCIO

Outros serviços de entrega entram em cena

O Norwich Urban Collective não é o único a tentar enfrentar o Deliveroo em seu próprio jogo. A EasyFood, apoiada pelo magnata da EasyJet (EZJ), Stelios Haji-Ioannou, cobra uma taxa fixa de £ 3,99 por pedido.

Com sede em Londres, a Deliveroo paga aos entregadores por pedido entregue, em vez de por hora, o que significa que os trabalhadores podem teoricamente estar logados no aplicativo por metade de um dia e ganhar menos de £ 5.

Shu enfatizou que este é um tipo de trabalho muito diferente e que se pode entrar e sair quando quiser. No entanto, os sindicatos pediram à Deliveroo e seus concorrentes que paguem um salário mínimo por hora e ofereçam benefícios como férias. 

“Minha opinião é que os benefícios devem ser oferecidos de maneira congruente com o trabalho flexível. O piloto Deliveroo médio trabalha em nossa plataforma de 10 a 14 horas por semana. E eles valorizam muito essa flexibilidade e isso é algo que atrai os usuários para a plataforma.”, disse Shu.

CEO da Deliveroo diz que entregadores podem trabalhar em várias plataformas

Em abril, quando a demanda por pedidos despencou como resultado da pandemia do coronavírus, alguns entregadores disseram que estavam lutando para ganhar dinheiro suficiente para viver enquanto realizavam trabalhos para empresas como Deliveroo e UberEats (UBER). 

Na época, as empresas de entrega disseram que estavam fazendo todo o possível para ajudar os trabalhadores durante a pandemia e que ganhavam mais do que o salário mínimo nacional, em média.

Will Shu também destacou como os pilotos Deliveroo podem funcionar para plataformas rivais, como JustEat (TKWY) e UberEats (UBER).

“Estamos muito orgulhosos do que fizemos pelos pilotos até agora,” finalizou Shu. A Deliveroo tem sido deficitária há vários anos, mas no geral os negócios da empresa cresceram durante a pandemia, apesar da queda no número de pedidos no início do ano.

Leia também: DoorDash irá abrir capital com 3 classes de ações

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNBC.

ANÚNCIO