ByteDance irá lançar serviço próprio de pagamentos

ANÚNCIO

A ByteDance, sediada em Pequim, lançou recentemente seu próprio serviço de pagamento terceirizado para o Douyin, a versão chinesa de seu aplicativo de vídeo curto de sucesso TikTok, enquanto pressiona para se expandir no negócio de comércio eletrônico na China.

A mídia local chinesa noticiou na terça-feira (19) que o Douyin Pay havia sido lançado. O Douyin já acumula 600 milhões de usuários ativos diários, com milhões de compras realizadas diariamente através do aplicativo.

ANÚNCIO

Anteriormente os usuários podiam usar o Alipay do Ant Group (06688) e o WeChat Pay da Tencent Holdings (0700), os dois canais de pagamento móvel terceirizados onipresentes do país, para comprar presentes virtuais para transmissores ao vivo ou itens de lojas na plataforma.

ByteDance irá lançar serviço próprio de pagamentos
Banner de divulgação do Douyin na China. Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: ByteDance é avaliada em US$ 180 bilhões após rodada de financiamento

ByteDance ampliou capacidades de pagamento 

O fundador e CEO da ByteDance, Zhang Yiming, ampliou a capacidade de pagamento da empresa na China ao adquirir a Wuhan Hezhong Yibao Technology Co no ano passado. Hezhong Yibao obteve uma licença de pagamento de terceiros do banco central em 2014.

ANÚNCIO

A ByteDance foi ordenada pela administração Trump para alienar os ativos dos EUA da TikTok, por questões de segurança nacional. A empresa, que nega a acusação, está em negociações há meses com o Walmart (WMT) e a Oracle Corp (ORCL) para transferir esses ativos para uma nova entidade.

“A configuração do Douyin Pay é para complementar as principais opções de pagamento existentes e, em última análise, melhorar a experiência do usuário no Douyin”, declarou o Douyin em uma nota divulgada na terça-feira. Atualmente, o gerador de receitas principal da companhia ByteDance é o Douyin.

O app fornece uma demonstração do que o TikTok poderia vir a se tornar, conforme o Douyin começou a realizar vendas online em 2017 e agora tem em mãos uma vasta operação de compras via internet em rápida ascensão, onde são realizadas diariamente centenas de milhões de transações.

ANÚNCIO

Fintechs da China estão sob mira de reguladores

A expansão da ByteDance ocorre em um momento em que os reguladores financeiros da China estão restringindo a supervisão das empresas de tecnologia financeira, especialmente empresas como o Ant Group (06688).

O setor de pagamentos de terceiros da China é dominado pela Alipay, subsidiária do Ant Group (06688) e Alibaba (BABA), assim como pelo WeChat Pay, subdisiária da Tencent Holdings (0700).

A Alipay possui cerca de 55,39% do mercado total no segundo trimestre do ano passado, de acordo com a analista de pesquisa de mercado Analysys. Outros concorrentes incluem JD Pay da JD.com (JD), Baidu Wallet da Baidu (BIDU) e Meituan Pay da Meituan (3690).

Leia também: Alibaba (BABA34) e Tencent (0700) podem entrar na lista negra dos EUA

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fontes: Reuters e BusinessTimes.

ANÚNCIO