Brasil retoma liderança de maior produtor de soja do mundo

ANÚNCIO

A soja brasileira é uma das maiores estrelas do setor de produção e exportação do país, competindo acirradamente com o mercado americano. Em 2019, a liderança desta atividade era do Estados Unidos, que produziu cerca de 123,664 milhões de toneladas de acordo com a Embrapa. Já o Brasil ficou em segundo lugar com 114,843 milhões.

Esses registros mudaram neste ano. Segundo especialistas do IBGE, a melhora das condições climáticas das regiões brasileiras que são fortes em produção do grão, influenciou a retirada dos EUA do posto em 2020.

ANÚNCIO

O título de maior produtor global de soja retornou ao Brasil junto com a quebra do recorde de produção ultrapassando o marco do ano passado. A estimativa é que o bom desempenho seja mantido este neste ano mesmo com a pandemia.

Brasil retoma liderança de maior produtor de soja do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os últimos registros de produção agrícola do país, bem como a recuperação rápida do setor em meio ao coronavírus.

Gigante da produção de soja volta ao topo

Conforme levantamento feito pelo o IBGE, o Brasil voltou ao posto de maior produtor global de soja. Em consonância com este dado, as estimativas apontadas pelos EUA confirmam a permanência do título, devido o crescimento da safra brasileira.

ANÚNCIO

A boa performance do setor agropecuário, mesmo com o cenário de crise mundial em razão da Covid-19, estabelece o país na liderança também nas próximas temporadas. A estimativa é que o Brasil recolha em torno de 247,4 milhões de toneladas de soja. Este número é 2,5% superior ao registrado em 2019.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção referente à safra de 2019 e 2020 juntas chegarão a alcançar a quantia de 251,4 milhões de toneladas, conquistando um novo recorde na atividade.

O concorrente, Estados Unidos, opera em números significativamente menores, que até agora consta com 96,68 milhões de toneladas correspondente à produção no mesmo período mencionado.

ANÚNCIO

Brasil retoma liderança de maior produtor de soja do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

O IBGE afirma que só nos seis primeiros meses deste ano, foi feita a colheita de 119,9 milhões de toneladas deste grão, ultrapassando em 5,6% a colheita referente ao mesmo período em 2019.

Esses resultados colocam o Brasil no topo da produção de soja mundial. A última vez em que esteve na liderança foi em 2018, com pouca diferença entre os números apresentados pelos Estados Unidos. Os americanos tiveram no posto em 2019, quando a safra brasileira foi prejudicada devido às questões climáticas.

Estimativa para a safra 2020-2021

A projeção é de que o Brasil permaneça em primeiro lugar na próxima safra, com previsão de realizar a colheita de 131 milhões de toneladas, enquanto os EUA, 112,20 milhões, segundo o Globo Rural.

Além do bom desempenho da oleaginosa, outra produção que irá se destacar é a do milho. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que será feita a colheita de 131 milhões de toneladas do cereal brasileiro.

ANÚNCIO