Bolsa China: Shanghai Star Market atinge marca de 200 empresas listadas

As Bolsas chinesas estão ganhando força no mercado de ações. Prova disso é que nesta segunda-feira (7), a Newtouch Software (688590) se tornou a 200ª empresa a ser listada no Shanghai Star Market

Conforme dados divulgados, a operação eleva o valor total arrecadado pelas empresas no novo conselho de ações para mais de 287,6 bilhões de yuans (US$ 44 bilhões).

O Shanghai Star Market foi lançado há pouco mais de um ano em um esforço para melhorar a capacidade das empresas inovadoras de acessar o financiamento do mercado de ações. 

Bolsa China: Shanghai Star Market atinge marca de 200 empresas listadas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fique por dentro: JD.com (JD) é a primeira plataforma online a aceitar moeda digital

Star Market pode competir com outros mercados 

As novas regras do Star Market também atraem companhias já que permitem que algumas empresas listem as ações antes de obter lucro. As empresas também podem abrir o capital por meio de registro, ao invés esperar pela aprovação regulamentar.

“Nossos números mostram, sob o sistema de registro, o tempo médio para IPO para empresas do Star Market já está próximo ao de mercados de capitais maduros no exterior”, disse Bruce Pang, chefe de pesquisa do China Renaissance.

Para efeito de comparação, pouco mais de 100 empresas abriram o capital no conselho principal de Xangai desde que o Star Market foi aberto para negociação em julho de 2019, de acordo com o banco de dados Wind Information.

As autoridades chinesas vêm tentando melhorar a capacidade dos estrangeiros de investir nas Bolsas de valores locais, as segundas maiores do mundo. No entanto, os estrangeiros estão cautelosos devido à alta volatilidade e às incertezas regulatórias.

Investimentos chegam a 5,64 bilhões de yuan

Os investidores estrangeiros estão prestando mais atenção no Star Market, já que ele que pode ser acessado por meio do canal de investidores institucionais estrangeiros qualificados.

Bolsa China: Shanghai Star Market atinge marca de 200 empresas listadas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com essa demanda, a quantidade de investimento estrangeiro no Star Market aumentou de 270 milhões de yuans no final de 2019 para 5,64 bilhões de yuans no final de novembro, de acordo com Pang.

O valor representa 0,17% da capitalização de mercado geral do conselho de ações. Hoje, este mercado conta com ações de empresas como a desenvolvedora de vacinas contra coronavírus CanSino Biologics e a maior fabricante de chips da China, a SMIC.

Veja também: Bolsas asiáticas superarão mercados globais em 2021

IPO do Ant Group poderia elevar o capital

O Star Market poderia ter atingido o marco de 200 empresas antes, e um nível muito mais alto de capital levantado, se as autoridades não tivessem suspendido o IPO do Ant Group, afiliada do Alibaba, poucos dias antes da listagem planejada em novembro.

Independentemente disso, as empresas e investidores continuam ansiosos para explorar os mercados de capitais da China. Segundo a CNBC, as ofertas públicas iniciais nas Bolsas de Valores de Xangai, Shenzhen e Hong Kong responderam por 45% dos IPOs globais nos três primeiros trimestres do ano.  

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital

Fonte: CNBC News