BNDES vende ações da Vale (VALE3)

ANÚNCIO

No início do pregão do Ibovespa desta terça-feira (4), o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ofertou ações ordinárias (ON) da Vale (VALE3) em leilão na B3. A instituição comercializou 2,56% do capital que detinha da mineradora.

O leilão das ações iniciou com a venda de 100 milhões das ações da Vale (VALE3) equivalendo a 1,89% do capital da empresa, informou a agência Bovespa. Após uma hora de duração, a quantidade de ativos foi expandido para 135,612 milhões. 

ANÚNCIO

Especialistas do mercado já estavam esperando que o banco vendesse os ativos da Vale (VALE3) sendo estimado um desinvestimento de até 1 bilhão em ações da mineradora por meio do black trade, operação com grande volume de ativos negociados. 

BNDES vende ações da Vale (VALE3)
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

 Acompanhe as últimas notícias sobre a transação de milhões de ativos da Vale(VALE3) promovida pelo BNDES. 

ANÚNCIO

Projeto de desinvestimento 

Antes do leilão dos ativos, o BNDES obtinha 6,3% do capital da Vale (VALE3) ou 323,5 milhões de ações da mineradora, o que corresponde a 20 bilhões de reais Do volume total de papéis transacionados, 117,5 milhões deles estão vinculados ao acordo de acionistas.

Desconsiderando o acordo, mais da metade dos ativos foram postos à venda. Esta iniciativa do banco faz parte do projeto de desinvestimento, que também inclui a Klabin (KLBN4), Petrobras (PETR3;PETR4), Suzano (SUZB3) e a JBS (JBSS3). 

Segundo fontes da Bloomberg, o BNDES vendeu cerca de 8,13 bilhões de papéis, a 58,76 por ação. Mas, com o aumento do volume da oferta o valor subiu para 60,26 reais, com a negociação de 135 milhões de ativos chegando na movimentação de 6 bilhões de reais. 

ANÚNCIO

Leilão é suspenso 

O leilão das ações ordinárias da mineradora foi suspenso após uma hora e quarenta minutos de negociações, em obediência às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo o Valor Investe

BNDES vende ações da Vale (VALE3)
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

De acordo com especialistas, a paralisação ocorreu devida à venda de um grande volume de ações pelo BNDES por meio do Bank of America (BofA). A iniciativa visou atender a exigência de procedimento especial para as operações com quantidade de papéis acima da média diária.

Logo, a suspensão mantém o equilíbrio entre a oferta e o preço das ações no mercado. Os analistas afirmam que a decisão repentina do banco em vender as ações ON não é bem vista pelo profissionais. 

Agora, o BNDES precisará esperar 90 dias para retomar as negociações, este fenômeno é conhecido como “lock up” no mercado financeiro. Trata-se da paralisação da venda de ações com o intuito de evitar a especulação de investidores e proteger os ativos da volatilidade. 

Repercussão no mercado 

Após o BNDES leiloar uma grande quantidade de papéis, as ações ordinárias da Vale (VALE3) chegaram a recuar 0,56%, com cotação de 59,92 cada. Mas ao final do pregão, às 17h11, a mineradora mostrou recuperação de 0,73% no mercado acionário. 

ANÚNCIO