BC da Europa acelera desenvolvimento de moeda digital

ANÚNCIO

Os preços do Bitcoin e de outras criptomoedas dispararam nas últimas semanas, impulsionados por uma série de notícias positivas e impulsionados pelas eleições nos Estados Unidos.

O preço do Bitcoin também subiu depois que bancos centrais ao redor do mundo sinalizaram que estão cada vez mais procurando digitalizar suas moedas, potencialmente abrindo o mercado do ativo e criptografia para milhões.

ANÚNCIO

Agora, criptoanalistas estão de olho no Fórum Anual do Banco Central Europeu (BCE) que conta com a presença da presidente do BCE, Christine Lagarde, que no mês passado disse que o BCE deve estar preparado para emitir um Euro digital.

BC da Europa pensa em moeda digital como resposta à crise
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: Serviço PayPal oferece transações com moedas digitais

Banco Central entra na corrida por moeda virtual

Os negociantes de criptomoedas estarão atentos aos comentários de banqueiros centrais sênior sobre como a pesquisa e o desenvolvimento da moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês) estão progredindo, e como os governadores esperam que os CBDCs impactem as moedas digitais existentes, tal qual o Bitcoin.

ANÚNCIO

Com o lançamento do Yuan digital da China potencialmente ameaçando o domínio internacional do Dólar e do Euro, o BCE juntou-se à maioria dos outros grandes bancos centrais no anúncio de pesquisas sobre CBDCs.

“A tecnologia e a inovação estão mudando a maneira como consumimos, trabalhamos e nos relacionamos. Um Euro digital apoiaria o esforço da Europa em direção à inovação contínua, e também contribuiria para sua soberania financeira e fortaleceria o papel internacional do Euro”, disse Fabio Panetta, presidente da Força-Tarefa de Alto Nível do Eurosistema sobre moeda digital do banco central.

Os CBDCs se tornaram um tema quente entre as empresas privadas e os bancos centrais nos últimos dois anos. Prova disso é que os planos do Facebook (FBOK34) para sua criptomoeda Libra inspirada em Bitcoin, levaram os países a tomarem iniciativas em meio a temores de que uma moeda digital privada pudesse prejudicar a política monetária.

ANÚNCIO

Ativo digital é visto como resposta à crise

BC da Europa pensa em moeda digital como resposta à crise
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme Keld van Schreven, cofundador da empresa de investimentos KR1, a devastação econômica da Covid-19 e o colapso dos sistemas antigos significou o rastreamento rápido de qualquer tecnologia inovadora que pode ajudar o crescimento do PIB.

Segundo ele, as moedas digitais e stablecoins ​​se encaixam perfeitamente como uma alternativa. A afirmação corrobora ao que foi dito ontem pela presidente do BCE sobre recessão provocada pelo coronavirus ter sido muito incomum, e que sua recuperação deve vir de maneira igualmente não usual.

Leia mais: Mercado europeu recua seguindo queda dos EUA

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: Forbes.

ANÚNCIO