Ant Group: como a suspensão do IPO está ligado à moeda digital chinesa?

ANÚNCIO

A suspensão da oferta pública inicial do Ant Group lançou mais luz sobre uma possível motivação por trás da moeda digital da China. O governo chinês parece ver o gigante dos pagamentos como uma força desestabilizadora da economia do país.

Logo, o Yuan digital pode ser uma estratégia do governo para manter as operações de companhias como Ant Group sob controle. Observadores da indústria dizem que o Banco Popular da China (PBoC) pode usar o recurso para conter o crescimento da Alipay e do WeChat Pay.

ANÚNCIO

Segundo a CEO da estrategista Policy 4,0, Tanvi Ratna, o banco central da China está motivado a lançar sua moeda digital podendo restringir as plataformas de pagamento como o Ant Grupo. Para o profissional, o IPO da empresa expõe falhas na indústria de pagamento digital.

Ant Group: como a suspensão do IPO está ligado à moeda digital chinesa?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: BC da Europa acelera desenvolvimento de moeda digital

Bolsas chinesas interrompem oferta do Ant Group 

Na semana passada, as Bolsas de Valores de Xangai e Hong Kong interromperam o IPO duplo de US$ 35 bilhões depois que os reguladores financeiros da China levantaram preocupações sobre o crescimento do negócio de microcrédito da empresa.

ANÚNCIO

Um dia antes do IPO do Ant, os principais reguladores financeiros da China publicaram um documento de consulta exigindo que os credores online forneçam pelo menos 30% de qualquer empréstimo que financiarem em conjunto com os bancos, dificultado a concessão de crédito por parte da companhia.

Em razão dos serviços de empréstimo disponibilizados pela empresa, uma forma do banco central controlar o negócio de crédito da marca é exigir que a empresa converta dinheiro em Yuan digital para subscrever empréstimos ao consumidor. 

“O banco pode tornar mais caro para as plataformas de pagamento digital o uso do Yuan digital para o empréstimo de dinheiro, e isso pode ser algo que o governo pode querer forçar”, disse Tanvi Ratna. 

ANÚNCIO

Yuan digital pode ajudar na transparência financeira

Ainda segundo Ratna, o Yuan digital pode aumentar a transparência e eficiência financeiras, ajudando os bancos a rastrear e analisar melhor os ativos inadimplentes. Para o banco central, é muito importante que o ativo subjacente se torne a moeda virtual.

Logo, o recurso pode ajudar o banco a resolver muitos problemas crônicos do sistema financeiro, incluindo sistema bancário paralelo, empréstimos inadimplentes e muito financiamento informal.

Leia mais: Ações de tecnologia perdem US$ 250 bilhões na China 

Negócio de crédito ameaça economia chinesa 

A explosão dos negócios de empréstimos do Ant atingiu os principais reguladores financeiros da China em um momento em que o país já está lutando contra riscos crescentes de inadimplência e bancos fracos.

Além disso uma eventual abertura de capital da companhia poderia adicionar mais dívida à economia altamente alavancada do país. Desse modo, para conter a influência crescente dos gigantes da fintech sobre a economia do país, as autoridades de Pequim anunciaram regras antimonopólio para as empresas.

Por fim, a especialista afirmou que a China está muito consciente de seu problema de dívida. Muitas companhias não têm fluxos de caixa, especialmente após a pandemia do coronavírus, enquanto a Ant oferece serviços de empréstimos pessoais.

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital

Fonte: Coindesk

ANÚNCIO