Alibaba (BABA34) supera Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) nos serviços de nuvem

ANÚNCIO

De acordo com a CNBC, o crescimento dos negócios em nuvem do Alibaba (BABA34) ultrapassou a Amazon (AMZO34) e a Microsoft (MSFT34) no trimestre encerrado em setembro. Recentemente, a gigante chinesa de tecnologia reiterou seu compromisso de tornar a unidade lucrativa até março do ano que vem.

A companhia informou que a computação em nuvem gerou receita de USS 2,24 bilhões nos três meses encerrados em 30 de setembro. Isto representa um aumento significativo com relação ao ano anterior, sua taxa de crescimento mais rápida desde o trimestre de dezembro de 2019.

ANÚNCIO

Atualmente, o negócio de computação em nuvem do Alibaba (BABA34) ainda perde em proporção para a divisão deste segmento das companhias norte-americanas, que hoje são as líderes no mercado. 

Alibaba (BABA34) supera Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) nos serviços de nuvem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Receita do Alibaba Cloud tem alta de 60% 

Enquanto as concorrentes norte-americanas registraram aumento anual de 29% na receita do Amazon Web Service e crescimento de 48% do Microsoft Azure no terceiro trimestre, o Alibaba Cloud reportou expansão de 60% nos serviços de computação em nuvem.

Para efeito de comparação, a Amazon (AMZO34) gerou receita de US$ 11,6 bilhões enquanto a receita de nuvem da Microsoft (MSFT34), que inclui outros produtos além do Azure, totalizou ganho de US$ 13 bilhões no trimestre.

ANÚNCIO

O CEO da Alibaba (BABA34), Daniel Zhang, afirmou que os setores públicos e os serviços financeiros contribuíram com o maior crescimento para a divisão de nuvem da empresa. De acordo com Synergy Research Group, a gigante chinesa é o quarta maior provedora de computação em nuvem pública a nível global.

Gigante chinesa registra prejuízo no trimestre 

Apesar do aumento de receita, a companhia divulgou prejuízo de 3,79 bilhões de yuans com o negócio de computação em nuvem no último trimestre, rombo maior do que o déficit de 1,92 bilhão de yuans registrado no mesmo período do ano passado.

Alibaba (BABA34) supera Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) nos serviços de nuvem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por outro lado, a diretora financeira Maggie Wu chamou atenção para o Ebtida (lucro antes de juros, impostos e amortização), outra medida de lucratividade. A perda dessa referência diminuiu de 521 milhões de yuans para 156 milhões de yuans no mesmo período do ano passado. 

ANÚNCIO

Leia mais: Ações do Alibaba têm forte queda com suspensão de IPO do Ant Group.

Companhia visa crescimento com serviços de nuvem

Em setembro, a executiva declarou que o negócio de computação em nuvem da empresa provavelmente se tornará lucrativo pela primeira vez no atual ano fiscal. 

“Como falei durante o Dia do Investidor, não vemos nenhuma razão para que, a longo prazo, a computação em nuvem Alibaba não alcance o nível de margem que vemos em outras empresas semelhantes”, disse a CFO.

Conforme, Maggie Wu a companhia se compromete em se concentrar na expansão da liderança no mercado de computação em nuvem e também em aumentar os lucros.

Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital

Fonte: CNBC News.

ANÚNCIO