Ações da Vale (VALE3) impulsionam ganhos do Ibovespa (IBOV)

No pregão de terça-feira (18), o avanço das ações da Vale (VALE3) e papéis de empresas siderúrgicas ajudaram a impulsionar os ganhos do Ibovespa (IBOV), que chegou a operar abaixo dos 100 mil pontos em meio ao cenário político instável. 

Com o dia de recuperação, o Dólar também operou em baixa, a 5,46 reais, após se aproximar do nível de 5,84 reais registrado em maio deste ano. 

Neste panorama, além da mineradora brasileira, as companhias Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) representaram o setor siderúrgico dentro das maiores altas da Bolsa de Valores motivadas pela recuperação da demanda de ferro. 

Ações da Vale (VALE3) impulsionam ganhos do Ibovespa (IBOV)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os destaques do Ibovespa (IBOV) no último pregão. 

Ativos da Vale (VALE3) e siderúrgicas saltam com demanda do aço

Os ativos da Vale (VALE3) e siderúrgicas saltaram após o aumento do preço e procura por aço pela China, que vem mostrando recuperação econômica depois de meses de paralisação em razão do coronavírus. 

A demanda da commodity brasileira avançou 5,4% na China com cotação próxima a 130 dólares por tonelada. Em agosto, o minério de ferro já acumula alta de 16,3% e a estimativa é que o setor siderúrgico continue em crescimento nos próximos meses. 

  • Vale (VALE3): +1,33%, a 63,06 reais por ação ordinária
  • Usiminas (USIM5): +6,78%, a 9,45 reais por papel
  • CSN (CSNA3): +6,31%, a 14, 82 reais por ação ordinária
  • Gerdau (GGBR4): +8,16%, a 19,49 reais por ação preferencia.

As ações da Vale (VALE3) estão entre os ativos mais transacionados no mercado à vista, com 496 milhões de reais em giro financeiro. 

Com a valorização dessas companhias somada a outros destaques do pregão, o Ibovespa (IBOV) subiu 2,5% encerrando o dia aos 102.065 pontos, com volume de negociação de 29,008 bilhões de reais. 

Recuperação de exportação de ferro indica retomada 

De acordo com análise dos especialistas do Bradesco BBI (BBDC4), a mineradora brasileira Vale (VALE3) tem atuado com taxa de execução mais robusta do que a apresentada no primeiro semestre deste ano. 

Para os profissionais, a recuperação da exportação brasileira de ferro indica que a Vale (VALE3) tem retomado sua atuação no mercado, já que os níveis de produção e embarques da commoditie cresceram significativamente nas últimas semanas.