Ações da Cielo são ameaçadas pela suspensão de novo sistema de pagamento

ANÚNCIO

Há pouquíssimo tempo, a empresa de serviços financeiros, Cielo, anunciou sua parceria com o WhatsApp. O aplicativo de comunicação tinha escolhido o Brasil para implementar um novo sistema de pagamento intitulado como Wpp Pay.

Com o alto índice de adesão de empresas ao projeto e a repercussão da inovação, os órgãos de fiscalização juntamente com o Banco Central passaram a acompanhar de perto o desenvolvimento deste recursos.

ANÚNCIO

O anúncio da tecnologia impactou positivamente o desempenho das ações da Cielo no mercado. Os ativos da empresa chegaram a operar em alta de 14% em um único dia. No entanto, a parceria foi interrompida podendo comprometer a performance positiva da marca.

Ações da Cielo são ameaçadas pela suspensão de novo sistema de pagamento
Fonte:(reprodução/internet)

Ações da Cielo são ameaçadas pela suspensão de novo sistema de pagamento. Entenda o que motivou a determinação do CADE e como a decisão pode afetar os ganhos adquiridos pela empresa de serviços de pagamento.

Determinação de órgão fiscalizador

Na última quarta-feira,24, a Cielo informou que a implementação do serviço de pagamento acordado com o WhatsApp foi suspendido. O comunicado foi motivado por decisão tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e o Banco Central.

ANÚNCIO

Lembrando que antes da declaração, o BC já estava de olho no desenvolvimento deste novo recurso, tendo inclusive solicitado informações da inovação junto aos administradores da ferramenta.

De acordo com a Forbes Brasil, as empresas Mastercard e Visa, que tinham aderido ao novo sistema de pagamento, acataram a suspensão dos serviços na ferramenta Facebook Pay para analisar os riscos das operações.

A preocupação dos órgãos fiscalizadores é o comprometimento dos serviços de Sistema de Pagamentos Brasileiros – SPB, principalmente no ambiente de competição, segurança e eficácia do serviço.

ANÚNCIO

O grande ponto é um ambiente igualitário para concorrência, tendo em vista que o Wpp possui milhares de usuários. O que concentraria todo o seu público numa única tecnologia. Ou seja, a parceria entre Cielo e o dono do Facebook seria única opção viável para as transações.

A tecnologia lançada há poucos dias tem a finalidade de possibilitar a transferência de dinheiro entre pessoas jurídicas e físicas, em um único aplicativo. Isto seria feito através dos cartões com cadastro na plataforma.

Impacto nas ações da Cielo

Diante do “balde de água fria” jogado nos negócios da empresa brasileira, a perspectiva é que suas ações operem em baixa devido à suspensão do novo projeto. O que poderá gerar perdas maiores para Cielo do que para o WhatsApp.

Isto porque a companhia de serviços financeiros registrou valorização em suas ações, que chegaram a 28%, desde quando o acordo sobre o novo sistema foi comunicado. A paralisação da inovação já refletiu negativamente nos ativos da marca.

Ações da Cielo são ameaçadas pela suspensão de novo sistema de pagamento
Fonte:(reprodução/internet)

Os últimos índices apontados no mercado financeiro foi uma queda de 8,21% das ações. Este número pode aumentar, conforme o desenrolar dessa situação, que pode ser permanente ou transitória.

Quem se beneficia da determinação do Cade e BC são as concorrentes como PagSeguro, que apresentou crescimento de 2% em seus ativos, conforme o MoneyTimes. No entanto, a qualquer momento este cenário pode mudar.

Relação com o sistema PIX

A decisão do Banco Central e posteriormente da autarquia federal soou como um reforço da implementação do também novo sistema de pagamento do BC, PIX. O projeto visa facilitar a forma de fazer transações bancárias, tornando-as mais baratas e rápidas.

O objetivo principal da instituição financeira é fomentar a concorrência neste mercado, o que, para ela, seria um empecilho com a parceira feita entre Facebook e Cielo. A  negociação entre essas empresas minaria o campo de competição entre as empresas de serviços similares.

Segundo fontes do InfoMoney, os representantes do Banco Central tem interesse em incluir o aplicativo WhatsApp nos serviços PIX. Tudo indica que ainda ocorrerá uma reunião com os executivos para discutir uma futura parceria.

A proposta da tecnologia de pagamentos é também incluir brasileiros que não são clientes de instituições bancárias. A “desburocratização” deste setor, além de atrair o público, irá impulsionar a concorrência, tornando a plataforma ainda mais interessante. Esta ferramenta deverá ser implementada pelos bancos até novembro deste ano.

ANÚNCIO