A jornada de Dow Jones (DJI) para atingir os 30 mil pontos

ANÚNCIO

Com o mercado abastecido de otimismo devido a uma maior certeza quanto ao resultado eleitoral dos EUA, e da esperança de lançamento de uma vacina para a COVID-19, Dow Jones Industrial Average (DJI) comemora.

Em 26 de maio de 1826, a Dow Jones (DJI) realizou o seu primeiro fechamento diário, atingindo a marca de 40,94 pontos. Quase 125 anos depois, o índice fechou nesta terça-feira (24) com um recorde histórico de incríveis 30 mil pontos.

ANÚNCIO

Apesar de apresentar queda na abertura do mercado desta quarta-feira (25), ter ultrapassado a linha dos 30 mil é um feito considerável.

A jornada de Dow Jones (DJI) para atingir os 30 mil pontos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja mais: Índices de pré-market sugerem baixa nos EUA

Conheça um pouco sobre a Dow Jones Industrial Average (DJI)

O índice Dow Jones (DJI) começou a monitorar as ações corporativas mais poderosas em 1896 e serviu como uma medidor do mercado ao longo dos anos através de:

ANÚNCIO
  • 22 presidentes norte-americanos;
  • 24 recessões; 
  • uma Grande Depressão; 
  • duas pandemias globais. 

Ao longo do caminho, também resistiu a pelo menos duas quedas do mercado de ações e inúmeras altas, correções, mercados de alta e baixa.

O índice blue chip levou pouco mais de 120 anos para quebrar a marca dos 20.000 pela primeira vez no início de 2017, logo após a posse do presidente Donald Trump. Demorou pouco menos de um ano para atingir a marca de 25.000 em 4 de janeiro de 2018.

Mas os últimos três anos foram mais como uma montanha-russa. O Dow (DJI) e o S&P 500 (SPX) fecharam em baixa em 2018 , marcando o pior ano para as ações blue chip em uma década.

ANÚNCIO

O índice é afetado pela pandemia logo após recuperação

O mercado se recuperou com ganhos em 2019, mas, em seguida, uma venda massiva em fevereiro e março encerrou o período de alta, quando a pandemia do coronavírus atingiu os Estados Unidos.

 Essa queda incluiu as três maiores quedas de ponto de um dia já registradas no curso de apenas seis pregões em meados de março.

Felizmente para os investidores em ações, o mercado em queda teve vida curta. Com o Federal Reserve e o Congresso proporcionando alívio econômico, os índices blue chip recuperaram todas as perdas anteriores, e mais algumas, desde a liquidação de março.

Com a incerteza sobre o resultado da eleição presidencial aplanada e novas esperanças de que uma vacina Covid-19 esteja disponível em breve, o mercado está em alta mais uma vez. 

Leia também: Cotação do Bitcoin ultrapassa US$ 19 mil e fecha em preço recorde

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: CNN.

ANÚNCIO