6 etapas para delegar tarefas com sucesso

Normalmente, delegar tarefas não é uma atividade tão simples principalmente para os profissionais acostumados a centralizar atribuições.

No entanto, o controle excessivo pode ser um dos grande inimigos do crescimento e produtividade na vida dos gestores, já que o resultado da centralização de tarefas é o sobrecarregamento.

Logo, com  6 etapas é possível delegar atividades com sucesso impulsionando o desenvolvimento profissional do líder e oferecendo oportunidade de crescimento para os liderados.

6 etapas para delegar tarefas com sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: Saiba quais são as habilidades mais procuradas pelos recrutadores de talentos

1. Desista de controlar tudo

Muitos líderes têm dificuldade em abrir mão de tarefas que também poderiam ser executadas com sucesso por outras pessoas. Esse sentimento é gerado pelo receito de terceiros não realizarem a atividade exatamente conforme o seu padrão.

  • Identifique qual fator impede a delegação de tarefas;
  • Trabalhe para que este motivo seja superado.

O ideal é inserir aos poucos essa nova característica na liderança. Comece delegando pequenas atividades e, quando sentir-se mais confiante avance para os próximos níveis.

2. Estabeleça expectativas

Ao delegar tarefas é fundamental definir quais são as expectativas e explicá-las ao terceiro.

  • Explique qual o objetivo da tarefa;
  • Fale sobre os prazos;
  • Exponha qual deve ser o resultado final.

3. Seja estratégico

Selecionar a pessoa que irá receber a nova atribuição é um passo importante. Na maioria das vezes, os gestores optam por colaboradores que têm capacidade de lidar com a responsabilidade.

No entanto, conforme especialista em liderança Ashira Prossack, o recomendado é que o funcionário selecionado apresente habilidades que o classifique como adequado para a tarefa e que saiba realizá-la sozinho.

Fique por dentro: 10 dicas para desenvolver um programa de estágio com excelência

4. Monitore a tarefa delegada

É na quarta etapa que ocorre os maiores erros. Após a delegar uma tarefa, o ideal é não realizar o microgerenciamento do processo.

6 etapas para delegar tarefas com sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Existe um pequena diferença entre monitorar o desenvolvimento da atividade e microgerenciar, nesta última o líder intervém na responsabilidade da equipe o que não é a proposta da delegação.

5. Desenvolva confiança

Após atribuir a atividade, confie no colaborador dando autoridade para que ele assuma a atribuição com propriedade e responsabilidade.

Isto não significa que o gestor não possa perguntar com está o andamento, mas desde que não seja por repetidas vezes. Afinal, essa postura passará a sensação de que o chefe não confie no potencial do profissional para a realização da atividade.

6. Revise a atividade

Na última etapa, o líder deve revisar a tarefa a fim de assegurar que as expectativas foram atendidas. Caso o resultado seja satisfatório reconheça o trabalho, isto irá motivar o crescimento profissional do colaborador.

Entretanto, se identificar falhas de execução converse com o liderado e explique o que precisará ser feito para corrigi-las.

Leia mais: Crescimento profissional – Estratégias para melhorar habilidades interpessoais